A ação Mini Caminhão Elétrico Infantil é uma iniciativa da empresa catarinense G7 Log, prestadora de serviços da Aperam South America
Nessa quinta-feira (12) aconteceu a abertura do projeto “Crianças conscientizadas no presente, trânsito seguro no futuro”, na Escola Municipal Infantil Monteiro Lobato, no bairro Primavera, em Timóteo. A iniciativa faz parte da programação do “Maio Amarelo”, que visa chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes e mortes no trânsito.
Por meio de uma parceria da Secretaria de Educação com a Aperam South América, a empresa G7 Log, prestadora de serviços da siderúrgica, apresentou o projeto “Mini Caminhão Elétrico Infantil”. Ele simula situações de trânsito junto aos alunos na faixa etária de 3 a 6 anos.
A G7 Log é uma empresa de logística sediada em Tubarão (SC) que desenvolve junto às escolas de educação infantil a conscientização dos pequenos com informações sobre legislação, princípios e valores que fazem parte da convivência em sociedade. O objetivo é demonstrar a importância de um trânsito mais seguro desde a fase de alfabetização.
O projeto
O trabalho consiste na simulação de situações de trânsito em uma pista com lombada, faixa de pedestres e sinalização vertical por meio de placas de trânsito. Após uma aula, as crianças fazem um circuito dentro de caminhões elétricos vivenciando as possíveis situações do dia a dia de um motorista adulto. O trabalho educativo é realizado pelo instrutor da G7 Log, Valnoir Rodrigues da Rosa.
É a primeira vez que a empresa realiza esse trabalho fora de Santa Catarina. O projeto será levado para nove escolas de educação infantil em Timóteo, nesta e na próxima semana. Logo depois eles estarão em Ipatinga, João Monlevade e Santana do Paraíso. Na aula são apresentadas, por exemplo, a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança, a importância de travessia na faixa de pedestres, as placas de sinalização e a restrição do uso de celular pelos motoristas enquanto dirigem.
A diretora da Escola Monteiro Lobato, Cláudia Daros, destacou o mérito da iniciativa ao proporcionar às crianças a oportunidade de conhecer a realidade do trânsito in loco com um minicaminhão elétrico rodando em uma avenida simulada com faixas e placas de sinalização. “Essa experiência as crianças vão levar para a vida toda e terá reflexos positivos na fase adulta”, destacou Cláudia.
Participaram da ação cerca de 160 alunos, com idades entre 3 e 5 anos. A diretora aproveitou para agradecer a Secretaria Municipal de Educação, a Aperam e a G7 Log pelo projeto.
“Essa ação da Aperam juntamente com a G7 Log é muito relevante, pois reforça a abordagem pedagógica do Maio Amarelo junto aos alunos da rede municipal de educação infantil”, disse Márcia Lessa, secretária municipal de Educação.