Uma iniciativa de 12 jovens, que moram no bairro Ipaba do Paraíso, na cidade de Santana do Paraíso, está próxima de sair do papel e se transformar em realidade: a criação de um espaço público de lazer e recreação para os moradores do bairro. Isso porque a prefeitura comunicou, nessa última semana, que o contrato com a empresa responsável pelo projeto já foi assinado. Inclusive a assinatura desse contrato foi mais um passo para a execução das obras necessárias no local.
Os jovens fazem parte do projeto Horizontes do Paraíso. Eles apresentaram à administração municipal a ideia de revitalizar e restaurar um local público do bairro que poderia ser utilizado pela comunidade. Aliás uma das sugestões dos jovens, que foi incluída no projeto final da obra, é a construção de um deck com mirante.
Dessa forma, no futuro, o local deverá ser o principal ponto de encontro dos moradores do bairro Ipaba do Paraíso. O voluntário Pablo Miguel Silva Reis, de 20 anos, enfatizou a importância do novo espaço para a comunidade. “Vai ser algo marcante pra nós. Acho que todos que passarem ali vão lembrar que tiveram jovens que lutaram pra essa construção e por esse espaço de lazer”, afirmou.
Sobre o projeto Horizontes do Paraíso
O Horizontes do Paraíso é uma iniciativa da Fundação Renova, entidade responsável pela mobilização para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).
Em Santana do Paraíso, o projeto contempla, inicialmente, apenas o bairro Ipaba do Paraíso, onde cerca de 12 jovens participam. De acordo com a porta-voz do grupo, Analice Gomes Guerra, “o projeto começou em meados de 2019. Só que com a pandemia, deu uma estagnada, porém, ano passado a gente voltou com força total e aí foi que surgiu a ideia de fazer esse projeto aqui no Ipabinha”.