Projeto Fique Vivo inicia atividades de acolhimento no bairro Santana, em Manhuaçu

Projeto visa prevenir e reduzir vulnerabilidade social entre adolescentes e jovens do município

O projeto Fique Vivo deu início às atividades de acolhimento e interação no bairro Santana, em Manhuaçu, nesse fim de semana. Segundo a Prefeitura, a ação tem o objetivo de reduzir e também prevenir a vulnerabilidade social entre adolescentes e jovens da região.

Na programação do último fim de semana, o público participou de uma série de atividades que estimularam os talentos e a autoestima dos jovens. Uma delas foi o Workshop de Graffiti e Lettering, com a ilustração de mensagens positivas e motivacionais.

O responsável por proporcionar este momento de descoberta aos envolvidos foi o professor Fabrício Santos. Ele também é diretor municipal de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo de Manhuaçu, e conta como foi a experiência de atuar no projeto abordando o tema “Educação Patrimonial”:

“Mesmo que às vezes estão em situação de vulnerabilidade social, mesmo não tendo ajuda para o desenvolvimento de seus talentos, nós tivemos ali a oportunidade para eles também desenvolverem isso. Às vezes, isso tem sido uma barreira para eles realizarem os seus sonhos, até tirado a motivação deles. Então contei um pouquinho da minha história também. Depois comecei a trabalhar a mudança de humor; muitos chegaram, assim, abatidos, tristes, sem motivação. E, no desenrolar do workshop, fomos trabalhando exatamente isso: o sorriso, a alegria. Achei isso muito interessante porque eles começaram desmotivados e, ao final, nem queriam terminar a oficina. Eles gostaram tanto de fazer a atividade que nem vi o tempo passar. Foi muito gratificante trabalhar isso com eles”, detalhou o professor. 

Professor contou sua história de vida e ensinou Educação Patrimonial aos alunos. | FOTO: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu
Jovens participaram de oficina de artes, com foco em desenhos. | FOTO: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Quem também participou do encontro foi o pastor Rodrigo Teixeira, da Igreja Batista Fé em Cristo – local onde foi realizada a atividade. Ele falou sobre a importância de apresentar aos adolescentes uma outra realidade, uma visão diferente do mundo:

“Foi muito bacana, muito importante para os nossos adolescentes que participam do projeto aqui no bairro Santana. Eles tiveram contato com a arte, mas também tiveram contato com o testemunho de vida do Fabrício. Eles puderam desenvolver através do desenho, colocar a criatividade para funcionar, sair um pouco do mundo da internet e se relacionar, conhecer outras pessoas. Eles vão participando e entendendo que há um outro mundo além da internet, além daquilo que os nossos olhos, às vezes, veem aqui no bairro, que é a droga ou até mesmo o tráfico. Também são importantes porque leva à conscientização dos participantes a estudarem, a levar a sério, a se dedicarem, a sonharem com uma profissão”, destaca o líder religioso.

A Prefeitura de Manhuaçu ressalta que, neste próximo final de semana, haverá mais atividades do Fique Vivo no bairro Santana. Além disso, ao longo do mês de abril, as atividades do projeto devem chegar ao bairro São Francisco de Assis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM