GOVERNADOR VALADARES – Os jovens atendidos pelo Projeto Educa Skate, iniciativa patrocinada pelo Instituto AEGEA – Águas de Valadares, terão neste sábado (30) uma experiência inédita: colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas em uma pista oficial de skate. O festival, marcado para às 8h no CEU das Artes, no bairro Santa Efigênia, une inclusão social, esporte e educação como ferramentas de transformação.
Antes das atividades, os participantes serão recebidos às 7h com um café da manhã especial na Escola Municipal Professora Simoni Maria da Cruz, no bairro Santos Dumont II, onde o projeto é desenvolvido desde outubro de 2024. A escola é a base do Educa Skate, que atende a comunidade local e já soma 100 jovens inscritos, com idades entre 6 e 17 anos. Pelo menos 50 deles devem participar do festival.
As aulas acontecem no contraturno escolar e buscam complementar a formação dos estudantes. Nos primeiros quatro meses, os jovens receberam conteúdos sobre iniciação ao esporte, regras de segurança e cidadania. Em fevereiro, foi realizado um festival interno na quadra da escola, em que eles puderam demonstrar suas habilidades. Agora, o desafio será vivenciar a prática em um espaço profissional.
O Educa Skate é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte (nº 11.438/06) e executado pela OSC De Peito Aberto. Com o patrocínio da Águas de Valadares, por meio do Instituto AEGEA, o projeto garante não apenas a estrutura esportiva, mas também materiais de proteção, uniformes, equipamentos necessários, além da contratação de um profissional especializado na modalidade e palestras educativas com temas transversais.
O festival será gratuito e aberto ao público. Familiares e professores são aguardados para acompanhar e prestigiar o desempenho dos jovens atletas.







