Será no próximo sábado (6), na Estação Olímpica de Governador Valadares, o 1º Festival de Atletismo. O evento é organizado pelo projeto de extensão Centro de Iniciação, Formação e Rendimento no Atletismo do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).
A atividade tem como objetivo proporcionar a vivência e divulgar o esporte por meio de uma competição cooperativa que contará com a participação de cerca de 50 crianças, entre 8 e 17 anos, atendidas pelo projeto.
De acordo com o professor Marcus Vinícius da Silva, do departamento de Educação Física da UFJF-GV, os atletas vão se dividir em equipes. E cada atleta deverá participar de ao menos quatro provas. “O formato da competição, em equipes, irá estimular a cooperação dos participantes e a valorização do rendimento de todos os integrantes da equipe. Ampliando, assim, a percepção de pertencimento ao grupo e diversas questões relacionadas às dimensões sociais”, explicou.
O Festival
Serão realizadas provas de 60 m rasos, salto em distância, arremesso de peso, revezamento 6×60 m ou revezamento 2×60 m. Dessa forma será campeã a equipe que somar mais pontos ao final de todas as provas. Porém todos os participantes receberão uma medalha.
Além de proporcionar a socialização entre crianças e adolescentes participantes do projeto, a competição será uma oportunidade para que estudantes da disciplina de Atletismo e Pedagogia do Esporte, do curso de Educação Física da UFJF-GV, possam colocar em prática os conteúdos trabalhados ao longo do semestre. “Será um bom exemplo de como realizar uma competição com princípios pedagógicos bem definidos. Levaremos em consideração as características e necessidades dos participantes, não sendo uma simples competição nos moldes dos adultos, infelizmente, prática essa muito comum no esporte infantojuvenil”, concluiu o professor Marcus Vinícius.
Portanto os interessados em acompanhar as competições podem comparecer, a partir das 8h, na Estação Olímpica de Valadares, na Rua Q, 1.261 – Park da Fraternidade. O evento é gratuito.