[the_ad id="288653"]

Projeto Curta Vitória a Minas IV seleciona histórias de moradores para transformar em curtas-metragens

FOTO: Divulgação/Curta Vitória a Minas

Iniciativa vai contemplar 25 municípios entre Minas e Espírito Santo, com inscrições abertas até 15 de setembro

GOVERNADOR VALADARES – Moradores de municípios que moram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas têm uma nova oportunidade de transformar suas histórias — reais ou fictícias — em filmes. Estão abertas até o dia 15 de setembro de 2025 as inscrições para o Projeto Curta Vitória a Minas IV. O projeto selecionará sete histórias para se tornarem curtas-metragens com até 15 minutos de duração. Os autores poderão produzir e dirigir o curta.

A proposta é valorizar a memória, os costumes, saberes, personagens e lendas das cidades envolvidas, fortalecendo os vínculos comunitários e a identidade regional por meio da linguagem audiovisual. Podem participar pessoas com 18 anos ou mais, sem necessidade de experiência prévia na área, desde que residam em um dos 25 municípios habilitados.

Em Minas podem se inscrever moradores de Governador Valadares, Resplendor, Tumiritinga, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias, entre outras. Já no Espírito Santo, podem participar moradores de localidades como Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu.

Como se inscrever

Os interessados podem se inscrever pela internet, no site www.curtavitoriaaminas.com.br, ou via Correios. É necessário enviar um texto de até cinco páginas com a história proposta, além de cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Cada participante pode inscrever mais de uma história, mas apenas uma poderá ser selecionada. Não é permitido coautoria nem a participação de pessoas que já foram contempladas em edições anteriores do projeto.

As histórias não precisam estar relacionadas à ferrovia. A seleção será feita por uma comissão especializada que avaliará originalidade e relevância temática. Serão escolhidas sete histórias titulares e sete suplentes.

Formação e produção

Os autores selecionados participarão de uma formação audiovisual intensiva, com duração de 15 dias, entre 9 e 23 de novembro de 2025, em Ibiraçu (ES). Essa etapa é obrigatória e inclui oficinas práticas que servirão de base para a realização dos curtas.

Na sequência, as filmagens ocorrerão nos próprios municípios dos selecionados, até março de 2026. A equipe de produção será composta por moradores locais. A partir disso autor da história coordenará o curta, com apoio técnico e logístico do projeto. Os filmes serão finalizados até maio de 2026.

A participação no projeto não prevê remuneração. Mas todas as despesas desde à formação, produção e finalização — como transporte, alimentação, hospedagem e uso de equipamentos — serão cobertas pela organização.

Sobre o projeto

O Curta Vitória a Minas IV é uma relização do Instituto Marlin Azul, com patrocínio do Instituto Cultural Vale. O projeto ocorre por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal. Por essa razão, é vedada a participação de funcionários do grupo Vale no concurso.

Mais informações podem estão disponíveis pelo e-mail producao@curtavitoriaaminas.com.br ou pelos telefones (27) 3327-6999 e (27) 99872-3521 (WhatsApp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM