Ações serão direcionadas a alunos e professores do Ensino Fundamental I das escolas municipais e estaduais mineiras
O Programa Semeando, criação do Sistema Faemg, retornará em 2022 em parceria com o Sebrae para levar crianças e educadores a uma compreensão crítica e global sobre a importância do agronegócio e da relação campo-cidade.
As ações serão direcionadas ao Ensino Fundamental I das escolas municipais e estaduais mineiras. Segundo a Faemg, alunos e professores serão orientados para que as crianças atuem com empreendedorismo no desenvolvimento de iniciativas coletivas locais, na preservação e utilização adequada dos recursos naturais. “O objetivo é estimular a formação de futuros cidadãos, conscientes da importância da preservação ambiental, sustentabilidade do sistema e visão empreendedora”, pontuou a federação.
A primeira edição do Programa Semeando foi realizada entre os anos de 2001 e 2010. Neste período, o Semeando foi intitulado como o maior programa de educação ambiental de Minas Gerais, tendo a colaboração de 150 mil professores e 3 milhões de crianças de escolas públicas. O último concurso cultural, realizado em 2010, teve como tema ‘Integração Campo-Cidade’ e recebeu 13.900 trabalhos.
“Mais de 10 anos após seu encerramento, o Semeando ainda está presente na memória de quem leu os livros na escola e lembra do Torrãozinho, o simpático mascote da iniciativa que retorna repaginado para, novamente, mostrar às crianças com muito carinho como o agro, a cidade e a preservação da natureza estão mais próximos do que parece”, relembrou a Faemg.
O Semeando será desenvolvido entre fevereiro e novembro de 2022. Ao final do programa, os alunos participarão de um concurso cultural com desenho e redação. Os alunos e professores vencedores, das 10 regionais do Sistema FAEMG, receberão um tablet como prêmio.
Para mais informações, consulte as redes oficiais do projeto no Instagram e no Facebook.