No decorrer da semana, gestores municipais de Itueta, localizada no Vale do Rio Doce, recebem capacitação em Diagnósticos e Planos Municipais de Prevenção. Itueta é o primeiro município mineiro a receber o treinamento, que é promovido pelo Programa Selo Prevenção Minas, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O encontro, que ocorre presencialmente na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, tem como objetivo auxiliar os gestores na construção de evidências técnicas que possam qualificar a atuação do município na prevenção à criminalidade.
A capacitação faz parte dos treinamentos ofertados pelo programa. Em parceria com as prefeituras municipais, o Selo Prevenção Minas busca contribuir para a criação e o fortalecimento de políticas públicas direcionadas à redução e prevenção à criminalidade a partir do apoio técnico e metodológico da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Sejusp). Além de capacitar os agentes dos municípios, o programa também estimula a mobilização e participação social na temática da prevenção às violências locais.
A capacitação dessa semana está inserida no Eixo em Curso do Selo Prevenção Minas, que visa disseminar as técnicas utilizadas e os conhecimentos adquiridos pela Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade, por meio da realização de formações e da disponibilização de materiais didáticos e informativos, para as instituições públicas municipais interessadas em qualificar sua atuação. O eixo é adaptável às necessidades locais e estruturado em conjunto com o município.
A subsecretária de Prevenção à Criminalidade da Sejusp, Andreza Meneghin, destaca a importância de construções como essas. “Os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelo Programa Selo Prevenção Minas nos municípios de pequeno e médio porte são estratégicos porque os auxiliam no aperfeiçoamento e no enfrentamento a violências e criminalidade existentes nos seus territórios”, afirma.
Participaram da capacitação o vice-prefeito de Itueta, Giorzane Rigo Cremasco, o assessor de governo municipal, Kennedy Wilkerson Rodrigues de Matos, o fiscal de tributos, José Carlos Leite e o agente de epidemiologia, Guilherme Garcia Muzi.
Fonte: Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública