Ação foi desenvolvida em parceria com atenção primária e Escola Municipal Professor Helvécio Dahe
GOVERNADOR VALADARES – Alunas do Estágio em Saúde Pública do curso de Enfermagem da UNIVALE realizaram atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), na Escola Municipal Professor Helvécio Dahe, com o objetivo de promover a integração da saúde e educação no combate às arboviroses.
O tema central das atividades foi a educação socioambiental, destacando a importância de práticas sustentáveis para prevenir doenças causadas por vírus, transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Professora da disciplina Saúde Pública, Heloíne Martins Leite fala sobre a participação dos alunos no projeto. “O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Hoje as alunas do estágio desenvolveram o PSE na Escola Municipal Helvécio Dahe, agradeço a todos os envolvidos pelo trabalho”, destacou.
Articulação
O Programa Saúde na Escola tem se mostrado uma estratégia eficaz nesse sentido, promovendo a articulação entre escolas e a Atenção Primária à Saúde. A iniciativa visa não apenas combater as arboviroses, mas também desenvolver a cidadania e qualificar as políticas públicas brasileiras relacionadas à saúde e à educação. “O evento desperta a cidadania, a responsabilidade pessoal e social, bem como contribui para a formação dos nossos estudantes”, completou Heloíne.
As alunas aplicaram ações educativas e falaram sobre as formas de prevenção de doenças relacionadas ao mosquito. Através de jogos interativos, com quiz de perguntas e respostas, as universitárias viram que os alunos aprenderam bem a lição. “Levamos um jogo de Passa ou Repassa e até de mosquito da dengue me vesti. Foi sensacional, eles aprenderam tudo e ficaram entusiasmados com a dinâmica. Fizemos tudo de uma forma bem lúdica, afinal eram garotos com idade média de 9 anos”, contou a estudante de Enfermagem, Edilene Esteves dos Santos.
A Escola Municipal Professor Helvécio Dahe recebeu de forma entusiasmada as atividades do programa, reconhecendo a importância de conscientizar os estudantes sobre a prevenção de doenças. Os alunos demonstraram interesse e participação ativa, absorvendo conhecimentos essenciais para proteger sua saúde e o meio ambiente.
Programa em saúde na comunidade
No segundo momento, os estudantes do curso de enfermagem da UNIVALE também visitaram a Escola Municipal Antônio Rodrigues Coelho – CAIC, no bairro Vila Bretas, desta vez levando informações sobre métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.
De uma forma lúdica, as futuras enfermeiras explicaram as formas de contracepção, apresentando os métodos e explicando as formas de uso. Os cartões de vacinação também foram conferidos, e a importância de tomar vacinas foi explicada por elas. “Foi bem proveitosa a ação, abordamos a vacinação de HPV e hepatite, falamos sobre contracepção. Levamos para eles a importância do uso de preservativo e que eles têm direito de escolher os métodos que vão usar quando iniciarem a vida sexual. Esperamos participar novamente, levando informações para eles”, contou a estudante Camila Martins Fagundes.