Programa de descentralização inicia distribuição gratuita de medicamentos de alto custo para valadarenses

Trata-se do Programa de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEF); serviço começou a disponibilizar os medicamentos nesta quinta-feira (1º)

Em meio à atual crise no estoque da Farmácia Municipal, uma novidade animadora. O Programa de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEF) começou a distribuir, nesta quinta-feira (1º), medicamentos de alto custo para a população valadarense.

Antes esse era um serviço atribuído ao Governo do Estado via Superintendência Regional de Saúde (SRS). O investimento na aquisição dos medicamentos segue sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde. Já a dispensação dos remédios é missão exclusivamente do PDCEF a partir de hoje. O programa já existia em Minas, mas não era do conhecimento de todos. A coordenadora de Assistência Farmacêutica Municipal, Natália Ferreira, considera essa novidade uma grande conquista para o setor público de saúde.

Natália Ferreira (coordenadora de Assistência Farmacêutica Municipal) | DRD/TV Leste

“A partir do momento em que o município tem toda autonomia para estar fazendo essa dispensação, entregando esses medicamentos para os nossos pacientes, o acesso fica mais fácil para a população. A gente consegue um maior número de pacientes. Às vezes, até o próprio paciente desconhece esse serviço”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, a Farmácia Municipal agora armazena medicamentos que possuem preços elevados no mercado ou não são encontrados com facilidade. “A gente chama de medicamentos de alto custo porque são medicamentos utilizados para doenças raras. E são medicamentos, também, de uso prolongado para doenças crônicas”, complementou.

Foto: DRD/TV Leste

Quem pode ter acesso a esse serviço?

De acordo com Natália Ferreira, este é um serviço voltado unicamente para a população de Governador Valadares. “Os demais devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município”, pontuou.

Sendo assim, para utilizar o serviço do PDCEF, o paciente deve comparecer na Farmácia Municipal portando receituário médico e demais documentos que apontem a necessidade do medicamento. Então a equipe farmacêutica irá avaliar essa documentação. E, assim, fornecer o medicamento ao paciente. A Farmácia Municipal está localizada na rua São João, nº 344 – Centro.

DRD/TV Leste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência