As atividades desenvolvidas durante as oficinas materializarão uma ideia que resultará no desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemas reais do setor privado
Iniciara hoje (27) as Oficinas 4.0 implementadas pelo Ministério da Educação (MEC) com intuito de fomentar um programa de capacitação para estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no desenvolvimento de habilidades relacionadas ao uso de tecnologias digitais, empreendedorismo e inovação. Estão sendo ofertadas 13 oficinas com a participação de 297 estudantes de cursos técnicos, graduação de pós-graduação, que começam os estudos de forma on-line. A iniciativa fornecerá aos participantes, reunidos em equipes, os conhecimentos necessários ao desenvolvimento de projetos de soluções tecnológicas voltadas para o atendimento das demandas reais do setor produtivo.
As oficinas proporcionarão certificação para os estudantes tanto do ensino médio técnico quanto para os de graduação e pós-graduação, trabalhando a transformação digital, o protagonismo dos estudantes e a inserção social. As atividades desenvolvidas durante as oficinas materializarão uma ideia que resultará na entrega de um protótipo ou uma solução tecnológica. “As Oficinas 4.0 se apoiam em 4 pilares, que são os espaços adequados com tecnologias digitais; professores capacitados nessas metodologias; formação no uso dessas tecnologias com estímulo ao empreendedorismo e a parceria com o setor produtivo. Todas essas características foram pensadas e fomentadas pela Setec”, afirmou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau.
Cada oferta disponibilizada foi proveniente de uma seleção de projetos realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, que forneceu a infraestrutura necessária para um ambiente favorável à prototipação e inovação, por meio do Edital nº 02 realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), aberto em 2020. Ao todo, quinze instituições da rede foram selecionadas. As oficinas equivalerão à conclusão de curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), sendo as quatro obrigatórias com 240 horas, e as optativas têm, cada uma, 40 horas.
As Oficinas 4.0 integram a ação Novos Caminhos e também ajudam a estimular a aproximação com o setor produtivo reforçando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão. As propostas selecionadas receberam um total de R$ 216.000,00 em equipamentos, materiais de consumo e recursos para o custeio de bolsas de pesquisas. O diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, Sérgio Ricardo Calderini Rosa, explica que as Oficinas 4.0 constituem um conjunto de atividades executadas em espaços de construção coletiva, por meio de aprendizagem baseada em projetos, voltadas à construção de soluções para demandas reais, oriundas do setor produtivo. “Ao final de dez meses, por meio das oficinas e sob a orientação de professores e a supervisão de especialistas, as equipes devem concluir seus projetos de inovação tecnológica, desenvolvidos à luz das demandas apresentadas pelos parceiros dos setores produtivos”, concluiu.
Mais de 100 professores capacitados na metodologia das Oficinas 4.0
Os professores das instituições selecionadas foram capacitados na metodologia das Oficinas 4.0 no início de novembro do ano passado. Ao todo, mais de 100 professores da rede participaram da capacitação sendo 15 coordenadores, 60 orientadores e cerca de 30 voluntários. O professor do Instituto Federal de Alagoas, Gregory Arthur de Almeida Carlos, informa que as equipes atuarão em projetos nas áreas de construção civil, sistemas de energia e sistemas de informação. “As equipes, em seus Projetos de Inovação Tecnológica (PIT), trazem propostas de soluções nessas áreas, em que todas convergem para a sustentabilidade, fazendo uso de ferramentas e tecnologias da indústria 4.0”, analisou o professor.
As oficinas que iniciam são: Pensamento Computacional, Empreendedorismo e Inovação, Gestão de Projetos, Projeto de Inovação Tecnológica, Programação Intuitiva, Robótica Arduino, Robótica ROSI, Visão Computacional, Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis, Aprendizado de Máquina, Modelagem 3D, Realidade Virtual e Prototipagem Eletrônica.