O Programa Antitabagismo da Prefeitura de Timóteo realizou o último encontro nessa terça-feira (5), na Unidade Básica de Saúde do Quitandinha. Com duração de seis meses, o programa atendeu exclusivamente servidores municipais, com o objetivo de eliminar o uso do tabaco no ambiente de trabalho e na vida social.
O projeto foi lançado em novembro, com a formação de um grupo de dez servidores, que receberam assistência de uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeira, nutricionista, psicóloga, farmacêutico e dentista.
Segundo a coordenação do programa, a redução ou eliminação definitiva do uso do tabaco aconteceu com a maior parte dos inscritos, trazendo benefícios para a saúde e a qualidade de vida.
Durante os 6 meses de programa os servidores participaram de atividades que possibilitaram reconhecer o vício provocado pela nicotina e os danos ao organismo, bem como buscar instrumentos que permitam o abandono do tabaco com a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, atividades terapêuticas e boa alimentação.
O Programa Antitabagismo teve 12 sessões, realizadas nas dependências da UBS do Quitandinha. A adesão foi voluntária, com os participantes sendo liberados durante o horário do expediente. As ações para o cuidado da pessoa tabagista incluíram avaliação clínica, abordagem terapêutica e disponibilidade de terapia medicamentosa. Informações: Prefeitura de Timóteo















