Igor Caetano Costa, estudante de zootecnia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), não ficou parado durante a pandemia. Neste ano, participou de dois cursos no formato de Aulas Virtuais Ao Vivo (AVV) e também do Programa de Formação por Competência. A sua jornada começou com cursos sobre suinocultura até que descobriu o Programa de Formação por Competência em Bovinocultura de Leite e impulsionou a sua carreira ao fazer contatos para apresentar o que aprendeu e entrar no mercado.
“Durante o programa, eu me interessei pelo módulo de inseminação e ordenha. Percebi que pouca gente trabalhava com isso na região e, então, fui atrás de pessoas que pudessem me oferecer uma oportunidade. Agora, estou prestando muitos serviços”.
O médico veterinário Igor Vieira Moreira conta com a parceria de seu xará. Ele recebe ajuda do estudante em muitas atividades. “É um profissional muito bom, que colabora em diversas atividades e, inclusive, monta protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF)”, afirmou.
Reconhecido pelo estudante como um “verdadeiro mentor”, o professor da UFVJM chancela a qualidade dos cursos do Sistema FAEMG/SENAR/INAES e ressalta que falta capacitação no mercado. “Sempre fico feliz ao ver o sucesso de treinandos do SENAR no mercado de trabalho. A maioria dos produtores de leite faz, atualmente, a ordenha mecanizada do leite, mas há carência de profissionais competentes para prestar serviços de manutenção de ordenhadeira mecânica em várias regiões. Desejo todo sucesso ao Igor, que escolheu esta área de atuação”.
De olho no ATeG
O estudante demonstra muito planejamento ao falar de sua vida profissional e quer ser um técnico de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial, do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. “É a minha grande vontade. Quero colocar os meus conhecimentos em prática e ser desafiado”, garantiu.
Para ele, o ATeG é uma ótima oportunidade de crescimento pessoal e que pode ajudar produtores a terem mais condições de exercerem um trabalho de excelência. Por Izabella Machado, de Araçuaí/SENAR