SÃO PAULO – O programa “Hackers do Bem” abriu as inscrições para a formação de profissionais em cibersegurança. As aulas são na modalidade de educação a distância. Dessa forma, é possível realizar o curso em qualquer lugar do país, de forma online.
As aulas estarão disponíveis a partir do dia 22 de janeiro, e os interessados já podem se inscrever no site do programa. Inicialmente, a proposta é capacitar 30 mil profissionais. O programa tem como objetivo desenvolver recursos humanos em cibersegurança, portanto, não é necessário ter experiência para se inscrever no “Hackers do Bem”.
A previsão é que os participantes terminem a formação no final de 2025. Entretanto, a cada etapa concluída, os alunos receberão certificados para que já possam ter oportunidades no mercado de trabalho. O foco é formar estudantes do ensino técnico, médio e superior. O programa recebe financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e tem parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).
Além disso, por meio do Hub Nacional de Cibersegurança, a iniciativa vai conectar alunos, profissionais, laboratórios de pesquisa, startups e instituições, fortalecendo o ecossistema brasileiro de cibersegurança.
Profissional da cibersegurança
A função desse profissional é proteger sistemas, redes e aplicativos de ataques cibernéticos e outras ameaças que possam comprometer dados internos e de clientes. O profissional identifica e corrige vulnerabilidades, humanas ou de sistemas, mitiga ataques hackers, trabalha para garantir que informações estejam protegidas e disponíveis, assegura a continuidade de operações de empresas e serviços públicos e garante que empresas estejam em conformidade com leis, regulações e políticas.