[the_ad id="288653"]

Professora de Medicina da Univale fará pesquisa nos EUA por 16 meses

FOTO: Divulgação Univale

GOVERNADOR VALADARES – A professora do curso de Medicina da UNIVALE, Lorena Bruna Pereira de Oliveira, conquistou duas bolsas para intercâmbio, e por 16 meses fará suas pesquisas na Emory University, em Atlanta, nos Estados Unidos. Serão quatro meses trabalhando em Bioquímica e Biologia Molecular pelo programa Fulbright, voltado a jovens pesquisadores, e mais um ano na modalidade Pós-Doutorado no Exterior (PDE), concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Egressa do curso de Farmácia da UNIVALE, em 2020 Lorena concluiu o doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). A bolsa Fulbright é direcionada a quem finalizou o doutorado há menos de sete anos, e o edital do CNPq é para doutores com até dez anos de conclusão do grau. A professora explica que os projetos aprovados nos editais estão relacionados ao diagnóstico diferencial para hanseníase, leishmaniose, criptococose e esporotricose.

“Essas bolsas são resultados de um árduo trabalho no último ano, e estou alegre em representar o curso de Medicina da UNIVALE no exterior”, comentou Lorena, que planeja ir para Atlanta no segundo semestre deste ano. A Emory é a mesma instituição onde outro professor da UNIVALE, Pedro Marçal, também tem desenvolvido pesquisa sobre hanseníase e leishmaniose.

FOTO: Divulgação Univale

“O professor Pedro Marçal realizou parte de seu pós-doutorado na Emory University e atualmente é colaborador em um laboratório no Georgia Institute of Technology. O professor Pedro e eu colaboramos na mesma linha de pesquisa desde a graduação em Farmácia na UNIVALE, sempre sob orientação da professora doutora Lucia Alves de Oliveira Fraga. Assim, fazemos parte de um núcleo de pesquisa em hanseníase, esquistossomose e, mais recentemente, leishmaniose, que possui parceria internacional com a Emory University e a University of California San Diego”, explicou a pesquisadora.

Lorena considera o intercâmbio nos Estados Unidos uma oportunidade única de aprimoramento acadêmico e profissional, produzindo pesquisa em uma instituição de renome. “Isso permite expandir horizontes, estabelecer colaborações internacionais e trazer novos conhecimentos e experiências para a universidade. Gostaria de expressar meu profundo agradecimento à UNIVALE e ao doutor Romeo Lages, coordenador do curso de Medicina, pelo apoio e incentivo durante todo o processo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM