[the_ad id="288653"]

Professor da Univale tem pesquisa na lista dos Melhores Trabalhos Científicos do Congresso Nacional de Meio Ambiente

FOTO: Divulgação Univale

O docente Arthur Campos, dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, tratou sobre o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos

GOVERNADOR VALADARES – O 20º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas aconteceu na última semana (19, 20, 21 e 22) e propôs diversas discussões acerca da temática “O futuro da humanidade: sustentabilidade em questão”. A UNIVALE participou ativamente de tais diálogos, contribuindo com minicursos, painéis e trabalhos desenvolvidos por professores e alunos de diversos cursos da Instituição. Dentre eles, o docente dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, Arthur Campos Coelho, teve sua pesquisa “Resíduos fora do lugar: uma análise das áreas de descarte irregular de resíduos sólidos em Governador Valadares (MG)” presente na lista dos Melhores Trabalhos Científicos 2024.

Arthur se propôs a analisar detalhadamente o descarte irregular de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no município, abrangendo variadas áreas como legais, ambientais e sociopolíticas. “Foi adotada uma metodologia que combinou análises remotas e in-loco para mapear, categorizar e entender a composição dos resíduos em diferentes pontos de descarte. O objetivo principal foi fornecer dados críticos para entender a disposição irregular de RSU na região e oferecer possíveis soluções para a formulação de políticas públicas eficazes na gestão de resíduos”, explicou.

A pesquisa indicou um dado alarmante de descartes irregulares próximo a áreas de preservação permanente, com consequências devastadoras para o meio ambiente, para a saúde pública e para a qualidade de vida das comunidades. “Grande parte das áreas de descarte eram propriedades públicas, e uma diversidade de resíduos, desde materiais perigosos até orgânicos, foi encontrada, evidenciando a persistência e a diversidade do problema. Valadares enfrenta desafios consideráveis em relação à gestão de resíduos, evidenciados pela prevalência de descarte irregular em áreas públicas e de preservação”, comentou Arthur.

Alerta para a necessidade de políticas públicas

Em um cenário como o do Congresso Nacional de Meio Ambiente, a pesquisa é um instrumento fundamental para que pesquisadores da área possam trocar conhecimentos e abordar problemas críticos e com a urgência necessária. “É com profundo lamento que constatamos a deficiência na gestão municipal desses resíduos, reforçando a urgência de políticas públicas robustas e uma administração mais responsável e comprometida com o meio ambiente e o bem-estar da população. É crucial que o município de Governador Valadares e outras regiões afetadas por práticas inadequadas de descarte enfrentem este problema com responsabilidade e comprometimento”, comentou Arthur.

Além de destaque no Congresso, o estudo também é fundamental para destacar a gravidade e a complexidade deste problema no município, podendo estimular a criação de políticas públicas e práticas eficientes de gestões sustentáveis. “Os dados apresentados podem orientar ações efetivas de intervenção e gestão de resíduos, melhorando a qualidade de vida urbana e promovendo a conservação ambiental. Em um contexto mais amplo, esse estudo serve como um alerta sobre os desafios persistentes e multifatoriais associados à gestão de resíduos sólidos urbanos. As conclusões e insights fornecidos podem auxiliar outras regiões que enfrentam problemas semelhantes na formulação de estratégias de intervenção e políticas públicas mais adaptativas e eficientes”, pontuou o professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM