Procura por ovos de Páscoa ainda é baixa em Valadares

Ovos artesanais seguem sendo a primeira opção do consumidor

Comerciantes de Governador Valadares já estão adiantando a produção de vendas para a Páscoa para atender a demanda de pedidos, que deverá ser novamente pequena neste ano, devido à pandemia da Covid-19.

Já aqueles que trabalham na fabricação de ovos artesanais em casa, encontram dificuldade na compra de matéria-prima. O jeito é se reinventar.

O principal motivo da baixa procura é o momento econômico atual, cujas famílias voltaram seus gastos para produtos básicos, como higiene e limpeza. Além disso o fim do Auxílio Emergencial do Governo Federal influenciou na queda da procura. Neste ano, a Páscoa é celebrada no dia 4 de abril.

Comércio de Valadares ainda com pouca movimentação na venda de ovos de Páscoa

No comércio de Valadares as decorações para atraírem o consumidor já estão prontas. A procura, porém, ainda é baixa. Algumas lojas insistem em funcionar de forma remota, só com o sistema delivery. Mesmo assim, ficou mais difícil comprar insumos, como embalagens e formas, fundamentais para o acabamento dos ovos ou produtos de Páscoa.

É o caso da Tatiane Dias, que trabalha desde 2006 com bolos gourmet. Nunca foi tão difícil encontrar matéria-prima, e quando encontra não é com baixo custo. “Tudo ficou muito caro. Não deu para manter a mesma tabela de preços dos anos anteriores. Normalmente dava para manter, mas agora não. O leite condensado dobrou de preço, o chocolate também inflacionou, papel para embalagens acabou. Tudo muito difícil, pois quando acaba o estoque a gente não sabe quando que chega no mercado”, conta.

Segundo a empreendedora dois fatores foram cruciais para a queda na procura de ovos de chocolates: gastos na pandemia e fim do Auxílio Emergencial. “Acho que são os principais fatores da queda na procura de encomendas. No mercado também é pequena a procura. Querendo ou não o auxílio ajuda a pessoa a ter um dinheiro sobrando para comprar ovos de Páscoa. Ninguém sabe se vai voltar ou não, mesmo assim já é meio tarde porque a Páscoa está se aproximando. O consumidor fica meio na dúvida se compra ou não”, disse.

Tatiane começou a investir em ovos artesanais de chocolates em 2006

Tatiane conta que no princípio a venda de chocolates caseiros era uma renda extra para ajudar nas despesas. Hoje, 15 anos depois, Tatiane se tornou empreendedora do ramo e conta com funcionários e sistema delivery de entregas. “Meu marido também ajuda. Com o tempo fui me profissionalizando no ramo e hoje faço de tudo”, disse.

Ovos de Páscoa artesanais ainda ganham a preferência do consumidor

Devido à pandemia, muitas pessoas têm optado por comprar ovos de Páscoa artesanais e receber o produto em casa. As opções são muitas, que vão além do simples ovo de chocolate. Ovos de colher, ovos trufados, recheados com ninho ou nutella são as opções preferidas do consumidor.

Por isso alguns setores precisaram se reinventar, seja em novos produtos ou nas entregas para conseguir manter o faturamento. Foi a alternativa da empreendedora Roberta Teixeira Mendonça. “Novidade para este ano foi a Casca do Ovo de Páscoa de Brownie, pois já trabalhávamos com Brownie. Foi onde lançamos o Ovo Brownie de Colher”, contou.

Roberta utiliza as redes sociais para alavancar as vendas

Roberta utiliza o whatsapp e instagram @betagourmetgv para ajudar na divulgação e vendas dos produtos, além do Spin delivery. Ela conta que para este ano a expectativa é a melhor possível. “Em 2019 e 2020, mesmo com a pandemia, tivemos uma excelente venda e procura dos nossos ovos. Este ano a expectativa já é grande. Trouxemos sabores novos e novidades para as crianças. Já temos encomendas e fizemos vendas já antecipadas para a Páscoa. Percebi que as pessoas estão procurando produtos artesanais. É a nossa proposta”, disse.

As opções de encomendas mais procuradas são de ninho com morango e ninho com nutella. “Temos ovos de R$ 50,90 a R$ 79,90, variações de tamanhos e sabores, três propostas de tamanhos, kit confeiteiro infantil e ovos infantis. Nossos ovos são todos de Brownie”, ressaltou Roberta.

Segundo Roberta, as opções de encomendas mais procuradas são de ninho com morango e ninho com nutella

A demanda por um produto mais em conta e ainda assim de qualidade foi o que influenciou Rômulo Venâncio, de 26 anos, a encomendar seu ovo pelo Instagram. “Por causa do coronavírus as pessoas estão preferindo os ovos artesanais. Fui ao supermercado semana passada e os preços estavam sem condições de tão altos”, reclamou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM