Parte do comércio voltou a fechar as portas na cidade desde sábado, 1º de agosto
Esta segunda-feira (3), além de ser a primeira do mês de agosto, também é o primeiro dia útil depois da adesão de Governador Valadares ao Minas Consciente — programa do governo estadual que determina restrições ao comércio e aos serviços, dependendo do grau de controle que o município alcança em relação à Covid-19.
A semana pós adesão ao programa começou com filas em agências bancárias e casas lotéricas, e parte do comércio com as portas fechadas. Sem saber o que abriria ou não, muita gente foi até o centro da cidade sem ter certeza do que iria encontrar.
De acordo com o mapa atual do Minas Consciente, a Macrorregião de Saúde Leste, da qual Governador Valadares faz parte, está na onda verde do programa. Com isso, apenas atividades essenciais devem funcionar, dentro dos protocolos de segurança.
Entretanto Valadares ainda não aparece na lista de municípios que aderiram ao programa, o que gerou dúvidas em empresários, comerciantes e na população. Pelas redes sociais, leitores do DRD reclamaram da confusão, e até o prefeito André Merlo (PSDB) reclamou de falta de clareza nas informações do Estado.
Até a última sexta-feira (31), as determinações em Valadares eram feitas por decreto municipal. Com a mudança para o âmbito estadual, vieram uma série de dúvidas e pouco esclarecimento sobre os novos protocolos. Além disso, na última semana ocorreu o lançamento do Novo Minas Consciente pelo governo estadual, que deverá ser válido a partir do dia 6 de agosto, o que aumentou ainda mais a confusão de informações.
Novo Minas Consciente
A partir da próxima quinta-feira (6), serão válidas as regras do Novo Minas Consciente. A reformulação do programa traz novos critérios para alocação dos municípios, e reduz o número de ondas para três, ao invés das quatro que existem atualmente. Ainda não se sabe, entretanto, em que onda a cidade de Governador Valadares será classificada.
Por Arthur Sales e Camila Fernandes