Prevista para terminar em 2022, 15% da obra do Aeroporto de Valadares já foi concluída

Segundo a Prefeitura, a previsão de término da obra é para o primeiro semestre de 2022

Iniciadas em outubro de 2020, as obras do Aeroporto Coronel Altino Machado seguem dentro do cronograma de trabalho. Até o momento, já foi concluído o equivalente a 15% da obra, com previsão de término mantida para o primeiro semestre de 2022. O novo terminal já está com a fundação concluída e agora estão sendo feitas a concretagem de pilares e a terraplenagem no local onde serão construídos o pátio de aeronaves e o táxi do pátio. A obra é executada pela empresa Sinarco Engenharia e conta com efetivo de cerca de 60 pessoas/dia, com atuação de segunda-feira a sábado. O total de investimento da obra é de R$ 35.994.288,28.

De acordo com a Prefeitura de Valadares, a obra consiste na construção de um novo terminal de passageiros, um novo pátio para aeronaves; edificações acessórias, como central de utilidade e central de resíduos; construção de uma nova seção contra incêndio; aquisição de equipamentos de auxílio à navegação aérea, como balizamento luminoso – que vai auxiliar as operações tanto em solo quanto no ar; também equipamentos para a operação do aeroporto, como a esteira. A pista será recapeada, com o objetivo de aumentar a resistência para o pouso de aviões de maior porte, além da ampliação da sala de coordenação de tráfego aéreo.

O DRD esteve nesta terça-feira (22) no canteiro de obras para acompanhar de perto os trabalhos.

O novo terminal já está com a fundação concluída e agora estão sendo feitas a concretagem de pilares e a terraplenagem no local onde serão construídos o pátio de aeronaves e o táxi do pátio

Em nota, a Prefeitura informou que, além da reforma na área externa, também estão sendo feitas melhorias na sala de embarque.

“A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), não tem medido esforços para garantir melhorias à atual estrutura do Aeroporto, em prol dos passageiros.  E para garantir mais conforto aos usuários durante o tempo de espera pelos voos, a SMOSU adquiriu, com recursos próprios do Aeroporto, novas longarinas para a sala de embarque, totalizando 84 assentos em substituição aos 70 que já existiam. As novas longarinas são próprias para aeroportos, com assento e encosto com estrutura em aço perfurado e estofamento revestido em material sintético de PVC, além de braço em aço cromado com formato anatômico. Do total adquirido, 24 longarinas são de três lugares (72 assentos) e seis são de dois lugares (12 assentos).”

SECOM/GV

O DRD também procurou a empresa responsável pela execução da obra, a Sinarco Engenharia, mas não obteve retorno do diretor da obra até o fechamento desta publicação.

Espaço mais amplo e mais opções de voos

O Aeroporto Coronel Altino Machado começou a operar em 1964 e nunca havia passado por reforma. O nome do Aeroporto é uma homenagem ao aviador Coronel Altino Machado. Há muito tempo que o terminal é alvo de críticas de quem quer viajar para outras cidades, além de Belo Horizonte, e de quem chega. Atualmente, o Aeroporto atende a cerca de 6 mil passageiros por mês. Mas esse número pode ter caído, por causa da pandemia do novo coronavírus. Com o novo aeroporto, a capacidade passará para mais de 24 mil passageiros por mês. 

A promessa é de que a reforma possibilite operações com aeronaves maiores e até voos diretos para outros países, com escala em Confins (BH).

O Aeroporto Coronel Altino Machado começou a operar em 1964

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