Presidente do TRE-MG acompanha auditoria de urna eletrônica em Valadares

Alexandre Victor de Carvalho presenciou auditoria de verificação da integridade dos sistemas da urna eletrônica, na seção 10 da 118ª Zona Eleitoral, no Colégio Franciscano Imaculada Conceição

A urna eletrônica da seção 10 da 118ª Zona Eleitoral, no Colégio Franciscano Imaculada Conceição, em Governador Valadares, foi uma das sorteadas para passar por uma auditoria de verificação da integridade dos sistemas. O desembargador e presidente do TRE-MG, Alexandre Victor de Carvalho, acompanhou todo o processo da auditoria realizada na manhã de hoje (29), junto com sua comitiva composta por Joemilson Donizetti Lopes (juiz auxiliar da Presidência), Marcos Lincoln dos Santos (desembargador e vice-presidente do TRE-MG), integrantes da Coordenadoria de Comunicação Social, que foram acompanhados pelo juiz diretor do Foro Eleitoral de Governador Valadares, Anacleto Falci.

A auditoria de verificação da integridade dos sistemas estreou nas eleições de 2018 e pela primeira vez acontece no âmbito de eleições municipais. Durante o processo de auditoria, um funcionário do TRE-MG foi explicando passo a passo, que teve a impressão do relatório contendo os hashes (resumos digitais), assinaturas dos programas instalados na urna e impressão da zerésima. As informações poderão ser conferidas com as que estão disponíveis no site do TSE para checagem se são os mesmos sistemas assinados na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais.

Alexandre Victor de Carvalho explica que esse processo de auditoria é de extrema importância para comprovar a confiabilidade das urnas eletrônicas. De acordo com ele, tudo saiu de acordo com o esperado. “Essa auditagem é fundamental, pois ela faz com que se verifique a integridade do sistema, que é confiável e sem nenhum tipo de mácula. O grande objetivo dessas auditorias que estão acontecendo é fazer com que as urnas possam ser fiscalizadas e verificadas em sua integridade total. Fizemos aqui nessa seção em Governador Valadares, os hashes e a zerésima foram impressos, tudo dentro da mais absoluta normalidade”, disse.

Alexandre Victor de Carvalho assinando o relatório das hashes (resumo digital) – FOTO: Fábio Velame

A programação da comitiva ainda contará com visitas à Juiz de Fora e Contagem, cidades que também acontecem o segundo turno. Já a cidade de Uberaba, que também fazia parte da programação de hoje, não receberá a comitiva por causa de logística. Alexandre Victor de Carvalho conta como será o restante da programação.  “Como o segundo turno em Belo Horizonte não irá acontecer, resolvemos prestigiar o interior do Estado, nas quatro cidades que estão acontecendo a votação. Infelizmente em Uberaba não poderei estar por questões de logística. Mas vamos para Juiz de Fora visitar algumas seções de uma zona eleitoral de lá. Em seguida estaremos em Contagem para fechar a eleição lá e ler o primeiro boletim de urna”.

TRE-MG sorteou seis urnas para serem auditadas

O processo de auditoria de verificação da integridade dos sistemas aconteceu em três urnas eletrônicas.  Em Governador Valadares duas urnas foram auditadas, uma da seção 10, da 118ª Zona Eleitoral, e outra da seção 179, da 119ª Zona Eleitoral. Já em Juiz de Fora, a urna que passou por essa auditoria foi a da seção 269, da 315ª Zona Eleitoral.

Já as três urnas eletrônicas que estão passando por uma auditoria de funcionamento em condições normais são as da seção 156, da 152ª Zona Eleitoral de Juiz de Fora; da seção 142, da 91ª Zona Eleitoral de Contagem; e da seção 99, da 318ª Zona Eleitoral de Governador Valadares.

Momento da impressão do relatório contendo os hashes – VÍDEO: Fábio Velame
Leitura da zerésima no fim da auditoria – VÍDEO: Fábio Velame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM