GENEBRA – Na última segunda-feira (10), o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, esteve presente na reunião tripartite da delegação brasileira durante a 112ª Conferência Internacional do Trabalho. O encontro ocorreu na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e contou com a participação de representantes de empregadores, trabalhadores e do governo federal.
A reunião foi conduzida pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e teve como objetivo principal informar sobre o progresso das comissões acompanhadas por técnicos designados. Essas comissões estão debatendo temas fundamentais, como princípios e direitos fundamentais no trabalho, trabalho decente e economia do cuidado, e riscos biológicos. Além disso, há uma comissão específica dedicada à aplicação e verificação das normas da OIT. Espera-se que dessas discussões possam emergir resoluções, recomendações ou convenções sobre os temas abordados.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) marcou presença com toda a sua comitiva. O evento contou também com discursos de figuras importantes, como o vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gedeão Pereira; o presidente da Força Sindical, Miguel Torres; e o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes.
Durante os discursos, foi ressaltada a necessidade de promover o diálogo social, garantir trabalho decente e aprimorar o combate ao trabalho escravo. Os representantes dos empregadores enfatizaram a urgência de criar um ambiente favorável à aceleração da economia, atendendo às necessidades de empregadores e empregados.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas. Em conjunto com a CNC, presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG trabalha para defender os interesses do setor de bens, serviço e turismo, buscando melhores condições tributárias e oferecendo benefícios que visam o desenvolvimento do comércio.