O presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou a liberação de verba do Governo Federal para obras de pavimentação na BR-367, nos trechos que ligam Minas Novas a Virgem da Lapa, e Almenara a Salto da Divisa, no Vale do Jequitinhonha. O valor está orçado em R$ 280 milhões, para a realização das obras. O anúncio foi feito ao deputado estadual Coronel Sandro (PSL) ao final do encontro que ele teve com Bolsonaro, na última quinta-feira, 13, em Brasília.
O anúncio das obras na BR-367 foi feito na quarta-feira (12), em Brasília. Na oportunidade, Jair Bolsonaro anunciou, junto ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a liberação R$ 280 milhões para a realização da obra. De acordo com Coronel Sandro, o anúncio do recurso para o asfaltamento dos trechos é uma reivindicação antiga e já pleiteada por diversos deputados junto ao Governo Federal. “Fico realmente lisonjeado com a sensibilidade e a proatividade do nosso presidente, que, atencioso às muitas demandas que levamos, atendeu prontamente ao nosso pedido pela BR-367. Importante destacar que o asfaltamento da 367 foi ignorado há décadas, por diferentes governos, o que endossa o compromisso de Jair Bolsonaro com o povo mineiro. Há anos a população local sofre com trechos de estrada de terra esburacados, às vezes intransitáveis, que isolam comunidades inteiras, com prejuízos econômicos e sociais”, pontuou.
Coronel Sandro frisou, ainda, que o asfaltamento da BR-367 possui importância estratégica, já que interliga duas importantes regiões do País. Além disso, irá dinamizar o mercado interno, facilitando o fluxo turístico, o escoamento de produtos e a logística no transporte. “Assim, estará aberta mais uma alternativa asfaltada de escoamento para o Nordeste, e isso irá dinamizar o mercado interno, facilitar o fluxo turístico, baratear o frete e otimizar a logística do nosso Estado. De acordo com o próprio Ministro Tarcísio Gomes, o investimento será realizado ao longo dos próximos três anos”, afirma.
BR-367
A BR-367 foi construída no governo de Juscelino Kubitschek para conectar a chamada Região do Descobrimento, no litoral do Sul da Bahia, a Minas Gerais, chegando até Brasília (DF).