Com o objetivo de estimular o ambiente de inovação, dar oportunidade de crescimento a negócios inovadores e atender às demandas locais, a Prefeitura de Governador Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMDE), realiza o mapeamento das startups com sede e/ou operação no Município. As informações são da SECOM.
É caracterizada como startup uma empresa emergente com um modelo de negócio repetível e escalável, ou seja, capaz de entregar o produto ou serviço em escala potencialmente ilimitada e com velocidade de crescimento. Embora não se limite apenas à base tecnológica, a organização deve apresentar algum tipo de inovação para não ser classificada como uma empresa tradicional.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento, prof. Hilton Manoel, é importante o fortalecimento do ecossistema local de inovação, com a inserção crescente de startups atuando nas demandas dos serviços em saúde, construção civil, meio ambiente, turismo e negócios, de forma geral.
“As startups desafiam os modelos já existentes e inserem inovação em produtos e serviços que melhoram a vida das pessoas. Ainda auxiliam empresas tradicionais ao ofertar soluções para demandas que não possuíam respostas, além de facilitar o processo de transformação tecnológica e a retenção de talentos no município”, afirma o secretário.
De acordo com a Prefeitura, o mapeamento, que se dá por meio do preenchimento de um formulário on-line, servirá de suporte para identificar as principais áreas de atuação e para desenvolver políticas públicas para o setor.
Segundo a Prefeitura, o cadastro poderá ser preenchido até o próximo domingo, 10 de maio. O mapeamento é destinado a startups em diferentes estágios, desde a ideação a negócios consolidados no mercado. As empresas interessadas e que se classificam nos critérios devem inserir as informações através do link.
(Informações da Secom)