O Parque está localizado na rua Amável Soares, no bairro Morada do Acampamento
A Prefeitura Municipal sancionou nessa terça (27) a lei de criação do Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce. Inaugurado em julho de 2020, o espaço reúne o poder público, entidades e universidades para a produção de projetos coletivos, reforçando Governador Valadares como polo de inovação em Minas Gerais.
Conforme a lei, a gestão e atribuições do parque serão de competência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação. O Parque está localizado na rua Amável Soares, sem número, no bairro Morada do Acampamento.
Fica o Poder Executivo autorizado a firmar com entidades públicas ou privadas, pessoas físicas ou jurídicas e instituições sem fins lucrativos, contratos, convênios e instrumentos congêneres, sempre em função da gestão e/ou execução dos programas e planos de atividades do Parque Científico e Tecnológico, desde que observada a legislação pertinente.
O parque criado por essa lei poderá abrigar espaços compartilhados de trabalho, aceleradoras, incubadoras, empresas de base tecnológica, empresas juniores, centros de pesquisa e inovação, secretarias e conselhos municipais correlatos ao eixo de desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação, bem como empresas de suporte ou apoio às atividades de inovação tecnológica e estimular o crescimento de vários empreendimentos em Valadares, como:
- Agências de inovação;
- Instituições de ensino superior (IES), científicas e tecnológicas (ICTs);
- Empresas com atividades de inovação ou núcleo de inovação;
- Empresas de base tecnológica ou intensivas em conhecimento, incluindo startups;
- Centros e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica.
Fica o Município autorizado a conceder às empresas, universidades e instituições de pesquisa, públicas ou privadas, direito real de uso das áreas necessárias para a instalação de seus laboratórios e/ou centros de pesquisa no local.