[the_ad id="288653"]

Prefeitura retoma atendimento de Equoterapia no Parque de Exposições

Prefeitura retoma atendimento de Equoterapia no Parque de Exposições
FOTO: Arquivo/ DRD

GOVERNADOR VALADARES – A Prefeitura de Governador Valadares retoma, a partir desta sexta-feira (11), a oferta da Equoterapia por meio do Centro de Atenção ao Deficiente Físico Dr. Octávio Soares (Cadef). A sede do novo espaço fica no Parque de Exposições, no bairro São Paulo. O serviço voltará a funcionar integralmente em cerca de um mês, com estrutura preparada para atender cerca de 80 pacientes já assistidos pelo Cadef.

Com um investimento estimado em R$ 150 mil, oriundos do município, o espaço foi reformado em parceria com a União Ruralista Rio Doce e contará com salas para atendimentos individuais de fisioterapia e psicologia, além da área externa para as práticas com os cavalos. A equipe multidisciplinar será composta por duas fisioterapeutas, uma psicóloga e um condutor de equinos, todos profissionais do Cadef, com atuação prevista de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A Equoterapia é indicada para pessoas com sequelas neurológicas, paralisia cerebral, lesões medulares, atraso no desenvolvimento, autismo, síndrome de Down e outros distúrbios físicos e mentais. De cima dos cavalos, pacientes de todas as idades terão acesso a estímulos terapêuticos únicos, que vão além do ambiente clínico. “O contato com os equinos melhora a força muscular, coordenação motora, postura, equilíbrio, respiração, percepção visual e auditiva, comunicação, interação e socialização”, explica Kamila Soalheiro Gurgel, coordenadora do Cadef.

Segundo ela, os benefícios não são apenas físicos. “O vínculo afetivo que se cria entre o paciente e o animal ainda promove a autoconfiança, reduz o estresse, auxilia na autonomia, na memória, na atenção, na concentração e traz outros inúmeros benefícios. Os cavalos são verdadeiros parceiros na terapia, pois oferecem estímulos que nenhum aparelho é capaz de reproduzir”, afirma.

Os animais que farão parte do trabalho — entre eles, os cavalos Paraíso e Tesouro — foram selecionados por seu temperamento dócil e estão aptos a desenvolver atividades com segurança. Antes de ingressarem na terapia, os pacientes passarão por avaliações médicas e psicológicas para verificar a real indicação do tratamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Valadarense assume vice-presidência da FECON-MG

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A cerimônia de posse da nova diretoria da Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais (FECON-MG), realizada na última sexta-feira