GOVERNADOR VALADARES – A Prefeitura de Governador Valadares reinaugurou na última sexta-feira (26) a unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Mãe de Deus I e II, que passou por ampla reforma e modernização. Esta é a sétima unidade básica de saúde revitalizada apenas neste ano, dentro do plano de melhorias estruturais na rede municipal de saúde.
A solenidade contou com a presença do prefeito Coronel Sandro, do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Cunha, do vice-prefeito José Bonifácio Mourão, vereadores e lideranças comunitárias.
Investimento de R$ 700 mil
A obra recebeu investimento de R$ 700 mil com recursos próprios do município e contemplou melhorias de acessibilidade, segurança, climatização e atendimento. Entre as principais intervenções estão:
- Instalação de rampas, balcões e banheiros adaptados para pessoas com deficiência;
- Construção de sala para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e sala de triagem;
- Revitalização completa da sala de odontologia;
- Reforma de expurgo, portões, pias, portas, maçanetas e sanitários;
- Instalação de cinco aparelhos de ar-condicionado, ventiladores, blindex de segurança e sistema de monitoramento;
- Nova pintura, calçada refeita, cobertura na área externa e bancos de granito no entorno;
- Melhorias na rede elétrica, iluminação, cabeamento estruturado e adequações sanitárias.
Compromisso com a saúde básica
Durante a cerimônia, o prefeito Coronel Sandro destacou que a modernização da infraestrutura é essencial, mas ressaltou que o diferencial está no atendimento humanizado.
“Sem equipamento e estrutura adequada fica difícil trabalhar, mas o mais importante é o acolhimento. Que cada paciente seja tratado com carinho, como se fosse um filho, mãe ou irmão”, disse.
Já o secretário de Saúde, Rodrigo Cunha, lembrou das dificuldades da obra e comemorou a entrega.
“Foi um desafio porque não havia como transferir um posto deste porte para outro lugar. Dividimos a reforma em etapas, mantendo o funcionamento da unidade. Hoje é um dia de vitória para a saúde pública da cidade”, afirmou.
A odontóloga Cristiane Botelho relembrou o compromisso firmado em janeiro, quando a equipe da Secretaria de Saúde visitou a unidade. “Estamos aqui não só para celebrar uma entrega, mas para testemunhar o cumprimento de uma promessa”, disse emocionada.
Sete reformas entregues em 2025
Além do Mãe de Deus I e II, já foram revitalizadas as unidades de saúde dos bairros Jardim Primavera, Goiabal, Baguari, Centro/São Tarcísio e Santa Rita II, totalizando sete reformas concluídas somente em 2025.







