A Prefeitura de Governador Valadares enviou à Câmara Municipal o projeto de lei que propõe a revisão dos salários de todos os servidores públicos do município. A proposta prevê um reajuste de 5,79%. Segundo a Administração Municipal, a expectativa é que o projeto seja votado pelos vereadores durante as reuniões ordinárias desta semana.
De acordo com o comunicado da Prefeitura, a medida abrange os servidores efetivos, contratados e agentes públicos municipais. Além de incluir, também, o Diretor-Geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e o Diretor-Geral do Instituto de Previdência Municipal de Valadares (IPREM/GV).
Sobre a proposta, o prefeito André Merlo (sem partido) destacou, aliás, o compromisso da administração em promover a valorização dos funcionários. “Desde que assumimos a administração da cidade sempre trabalhamos pela valorização dos servidores. O servidor feliz é fundamental para o bom funcionamento dos serviços públicos e para o desenvolvimento da nossa cidade. Com esse projeto, a Prefeitura reafirma seu compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida de seus servidores”.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o reajuste do salário dos servidores “teve um atraso devido à mudança do software, o que impediu a realização do levantamento do impacto financeiro. Por esse motivo, somente agora foi possível finalizar a proposta e encaminhá-la para apreciação dos vereadores”.
O que diz o sindicato
Após o comunicado da Prefeitura informando a proposta de reajuste de salário do servidores municipais, o DIÁRIO DO RIO DOCE entrou em contato com o Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (Sinsem-GV). Por meio de nota, o sindicato disse que a proposta da Administração Municipal contempla apenas a reposição integral da inflação do período de 2022. Além disso, o índice proposto aumenta ainda mais as disparidades entre os servidores que recebem abaixo do salário mínimo.
“O percentual de 5,79% de reajuste salarial proposto pelo prefeito André Merlo aos servidores efetivos, aposentados, pensionistas e contratados de Governador Valadares contempla apenas a reposição integral da inflação do período de 2022 e fica longe dos 17% reivindicados pela categoria, justamente para repor perdas passadas e garantir um mínimo de aumento real. Assim, mais uma vez, o funcionalismo público municipal fica com seus vencimentos estagnados, tendo que se contentar apenas com a recomposição salarial, que não gera vantagens para o servidor”.
Além disso o sindicato pede diálogo entre as partes para que possa haver um debate sobre o assunto. Por isso, após o comunicado da Prefeitura irá procurar a Câmara Municipal para apresentar uma outra proposta. “Agora, o Sinsem-GV vai procurar os vereadores na tentativa de convencê-los a apresentar uma contraproposta mais justa para os trabalhadores do município, que garante um mínimo de aumento real em seus salários”.