Durante toda a semana a Prefeitura publicará poesias, vídeos e músicas sobre a montanha
Na Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), preparou um conteúdo especial para comemorar o Dia da Ibituruna, com o tema: Semana do Meio Ambiente e os encantos da nossa Ibituruna. Ao longo da semana serão postados nas redes sociais da Prefeitura vídeos, imagens e informações inéditas sobre as belezas do espaço.
A SMCELT, por meio do Departamento de Turismo, está com uma série de ações para promover o turismo sustentável no cartão postal. Recentemente, a secretaria, juntamente com a Associação de Moradores da Ibituruna e Empreendimentos Turísticos em Rede criou a Feirinha da Ibituruna, com produtos artesanais feitos na região. Lá o visitante pode encontrar de artesanatos de biscuit e madeiras a quitutes. Entre os dias 3 a 6 de junho a feira vai funcionar no horário das 9 às 15 horas, na Casa do Papai Noel.
Ações como manutenção de estrada, das trilhas, construção do Mirante Caxinguelê e a criação da Rota da Ibituruna, um mapa indicando todos os empreendimentos que existem na área da Ibituruna, são pensadas de forma intersetorial na Prefeitura, envolvendo as secretarias de Obras, Meio Ambiente e Comunicação, entre outras. Os departamentos de Turismo, Cultura, Esporte, Juventude e Diversidade atuam de forma integrada na SMCELT sob o olhar atento do secretário, Kevin Figueiredo, para fortalecer projetos que contemplem a Ibuturuna e seus encantos.
Infraestrutura
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) vem dedicando esforços na manutenção da Ibituruna, para torná-la mais segura para a população, pilotos e turistas. A equipe da SMOSU realiza com frequência limpeza das vias, podas de árvore e operação tapa-buracos. Recentemente, a secretaria instalou placas de sinalização das trilhas, wifi gratuito no pico e iluminou 3,2 km da estrada de acesso.
A Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) realizou, no início deste ano, com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) a sinalização das vias de acesso com placas de trânsito, de identificação dos pontos turísticos e com orientações para pilotos e turistas. Desde 2017, o pico passou a contar com uma linha diária de ônibus que sai do Centro (ponto da Fadivale) com destino ao pico.
Esportes
Valadares é conhecida como a Capital Mundial de Voo Livre. Mas você sabe quando a Ibituruna começou a sediar as competições? Desde 1983 Valadares sedia alguma etapa dos campeonatos brasileiros. Em 1989 sediamos o Mundial de Voo Livre (Asa-Delta) e em 1994 o Mundial de Parapente (o Paragliding World Cup – PWC). Além dos campeonatos de asa delta e parapente, também é cenário para trilheiros, ciclistas e motociclistas, praticantes de rapel e outros esportes radicais. Para se ter uma ideia, muitas vezes os eventos ocorrem de forma simultânea, como no próximo fim de semana, quando acontecerão as provas do Campeonato Brasileiro de Parapente e o 2º Enduro Pico da Ibituruna, competição de ciclismo que ocorrerá no pé da Ibituruna.