Projeto permitirá suporte e capacitação do Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria-Geral da União (CGU) para potencialização das ações de prevenção contra a corrupção
Na manhã desta quinta-feira (20), a Prefeitura de Valadares deu mais um grande passo na constante busca por iniciativas para o fortalecimento de projetos e ações administrativas voltadas para o combate à corrupção e a promoção da ética e integridade administrativa: o município participou do lançamento, por videoconferência, do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). A cerimônia contou com a presença de representantes de importantes órgãos da Administração Federal, como o ministro da Controladoria-geral da União, Wagner Rosário, e a presidente do Tribunal de Contas da União, ministra Ana Arraes.
Participaram do evento, representando o município e o prefeito André Merlo, o controlador-geral do município, Luciano Souto, e o chefe de Gabinete, André Zan. O evento também foi acompanhado pelos servidores da Controladoria-geral do Município.
Em razão de inúmeros projetos executados com êxito, Governador Valadares tem se consolidado como referência em ações de transparência e prevenção contra a corrupção. A adesão ao Programa vai significar mais um reforço em projetos dessa natureza, a partir de parceria com a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), que é responsável pela idealização do projeto, sob a coordenação e execução das Redes de Controle nos Estados, patrocinado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Esse incessante trabalho no Município busca garantir a integridade da gestão e a prestação de contas para a população. Para o controlador-geral do Município, Luciano Souto, “o Programa fortalece a governança, o gerenciamento de riscos e a atuação dos órgãos de controle interno municipais, uma vez que amplia as oportunidades de qualificação e viabiliza acesso a modernas técnicas e estratégias para o contínuo aprimoramento da gestão”.
Foto: Live corrupção