Os desabrigados da E. E. Darcy Ribeiro foram os primeiros a receberem a visita da equipe do CCZ. Todos os abrigos serão visitados
A Prefeitura de Valadares não mediu esforços para avisar à população, com antecedência, sobre os riscos de inundação, causados pelas fortes chuvas e pelo transbordamento do rio Doce. Isso fez com que, a maioria dos moradores, de áreas ribeirinhas, conseguissem sair de casa há tempo e em segurança, salvando móveis, roupas, utensílios domésticos, documentos pessoais, bem como, seus animais de estimação. Diante disso, 119 famílias precisaram ir para abrigos municipais, levando junto, os seus fiéis companheiros.
No entanto, não é seguro que permaneçam lá, uma vez que correm o risco de ferir ou machucar, crianças e idosos. Além disso, os bichos necessitam de ração, água fresca, dentre outros cuidados.
Pensando no bem-estar, saúde e segurança dos animais, e também das pessoas, na manhã desta quarta-feira (29), uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Valadares, começou a visitar esses locais, para orientar a população, sobre a atenção que se deve ter, com os bichos de pequeno e, também, de grande porte.
A visitação, também, tem por objetivo, mapear a quantidade de bichinhos, que se encontram abrigados, para, caso os donos autorizassem, levá-los para o CCZ e a Semov II – onde receberiam ajuda do Estado e Município, com vacinação e ração. O primeiro lugar visitado foi a Escola Estadual Darcy Ribeiro.
Embora informados que os animais seriam devolvidos, assim que seus donos tivessem condições de recebê-los de volta, nenhum dos desabrigados, dessa primeira escola visitada, permitiram que os profissionais do CCZ, levassem os animais. A decisão foi respeitada. Todos os abrigos serão visitados.
A medida é preventiva e foi demandada pela Coordenadoria da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, tenente Fausto, juntamente com o prefeito de Governador Valadares, André Merlo.