Muitos valadarenses desconhecem, mas Valadares possui um Centro de Referência Especializado de População em Situação de Rua (Centro Pop). O objetivo é realizar atendimentos especializados, visando estimular a autonomia e cidadania, além de buscar mobilização e participação social.
O Centro Pop oferece os seguintes serviços: orientações socioassistenciais; encaminhamento para toda rede socioassistencial; regularização dos documentos civis; espaço para higiene pessoal; alimentação com café da manhã, almoço e café da tarde; área para lavar e secar roupas; oficinas.
Fica localizado na Praça Dr. João Paulo Pinheiro, 122, Centro. De acordo com a Prefeitura de Valadares, o Centro Pop atende em média 120 pessoas por dia.
A Prefeitura tem investido em diversos serviços socioassistenciais, que estão ligados ao Centro Pop. É o caso do consultório de rua, do serviço de atendimento aos migrantes e do serviço de abordagem social.
O consultório de rua oferece serviços de saúde para as pessoas em vulnerabilidade social: atendimento especializado à saúde da mulher, vacinas, aferição de pressão, glicemia e temperatura, curativos, administração de medicamentos, agendamento de consultas e exames, entre outros.
O intuito do serviço de abordagem social é realizar um trabalho de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco. Além disso, encaminha para o Centro Pop, abrigo noturno e outros serviços.
Já o serviço de atendimento aos migrantes promove amparo às pessoas que são de outras cidades e estão em situação de vulnerabilidade. A Prefeitura concede orientações, concessão do benefício de passagem intermunicipal e articulação de uma rede de proteção social com a cidade de origem do migrante.