Casa do Servidor e Secretaria Municipal de Saúde criam Projeto CovidA para oferecer suporte emocional aos servidores da área de saúde e demais trabalhadores do Município
Motivados pela necessidade de prevenir os efeitos do atual cenário do coronavírus (Covid-19), o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST) – Casa do Servidor da Prefeitura -, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Nasf e Cerest, estão implantando o “Projeto CovidA: Cuidando de quem cuida da Vida”. O projeto prevê o acolhimento e apoio emocional aos servidores da área de saúde e demais trabalhadores do Município que estão na linha de frente no combate ao vírus.
O foco do projeto está na segurança, promoção e prevenção dos servidores que trabalham na área da saúde como médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas, porteiros, auxiliares de serviços gerais, limpeza e demais funcionários da área que estão diretamente e indiretamente envolvidos na linha de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19).
Com a missão de prevenir o adoecimento emocional decorrentes do impacto estressor causado pelo cenário da Covid -19, o Projeto CovidA cria estratégias de enfrentamento para os profissionais da área da saúde com objetivo de promover o bem-estar físico e emocional visando minimizar os efeitos estressores.
São várias equipes de profissionais multidisciplinares formados por psicólogos, fisioterapeutas, educador físico, nutricionista, psiquiatra e outros; oferecendo atendimentos e ações como: escuta terapêutica, atendimento clínico psiquiátrico, yoga, pilates solo, ginástica laboral, aurícula terapia, aplicação de ventosa, orientação nutricional.
Rosenery Pimentel, psicóloga clínica da Casa do Servidor, lembra que a pandemia da Covid-19 tem causado mundialmente uma instabilidade emocional coletiva. “Pesquisas e experiências vivenciadas mostram, na prática, os efeitos que este cenário tem apresentado como o comprometimento da saúde mental, ressaltando uma vulnerabilidade aumentada nos profissionais das áreas de saúde que se encontram diretamente na linha de exposição a essas situações”.
Ela acrescenta que os possíveis impactos emocionais neste momento, relatados nas pesquisas da saúde mental, sinalizam para o aparecimento de somatizações diversas com vários sintomas. “Podem aparecer dores generalizadas, medos, estresse, apreensão, insônia, irritabilidade, tristeza, exaustão, angústia, ansiedade, podendo evoluir para um quadro de depressão, síndrome de Burnout, fobias e outros”, explica.
O Projeto CovidA já está disponível de segunda a sexta, das 7 às 19h, em três locais e com ações específicas: Casa do Servidor, Hospital Municipal e Cerest com atendimentos presenciais marcados com antecedência pelo tele-agendamento da Casa do Servidor (3271.0018) ou pelo Cerest (3275.4908).
A prioridade, ressalta Rosenery, será acolher, cuidar e dar o suporte necessário para os profissionais da área de saúde. “Queremos contribuir com esses guerreiros no enfrentamento da Covid-19, para que se mantenham saudáveis fisicamente e emocionalmente. Que a gratidão, a força, a esperança e a coragem estejam com todos nós! Estamos enfrentando o mesmo problema e juntos sairemos dele”.