A Prefeitura Municipal de Minas Novas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a Polícia Militar, realizou uma blitz educativa abordando o tema Violência Contra a Mulher, na manhã desta quinta-feira (24).
Motoristas, tanto homens quanto mulheres, foram abordados e orientados sobre as diversas formas de violência contra a mulher: física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. Na ação, foi frisada a importância de denunciar caso algum vizinho, parente ou a própria vítima esteja passando por qualquer tipo de violência.
Conforme dados estatísticos, uma a cada três mulheres sofreu algum tipo de violência no último ano. Só de agressões físicas, o número é alarmante: 503 mulheres brasileiras vítimas de violência a cada hora. Além disso, 8% sofreram ofensa sexual e 3% (1,4 milhão) delas sofreram espancamento ou tentativa de estrangulamento. A pesquisa (Data folha – março/2017) mostrou também que, entre as mulheres que sofreram violência, 52% se calaram, apenas 11% procuraram uma Delegacia da Mulher e 13% preferiram o auxílio da família.
Vale destacar que o agressor, na maior parte das vezes, é um conhecido ou o próprio companheiro. As agressões mais graves ocorrem dentro da própria casa. Os abusos não são apenas físicos, envolvem ofensas verbais e sexuais e devem ser denunciados.
Informações: Prefeitura de Minas Nova