Nessa quinta-feira (22), a gestão pública de Governador Valadares lançou o Portalzinho Valadares, uma versão do Portal da Transparência com conteúdo para crianças e adolescentes. O lançamento do novo Portal é uma ação da 4ª Semana Municipal Contra a Corrupção. Segundo a Prefeitura de Valadares, é o primeiro Portal de transparência do Brasil para crianças e adolescentes.
Disponibilizado no domínio oficial da Prefeitura, o Portalzinho pode ser acessado por este link.
O objetivo do novo Portal é revolucionar e ser uma importante ferramenta de acesso à informação, pesquisa e educação para cidadania do público infanto-juvenil. O Portalzinho Valadares surge como uma importante ferramenta interativa de informação, pesquisa e educação. Ele conta com conteúdo em linguagem simples, objetiva e acessível, com informações relacionadas aos gastos públicos, receitas, despesas, serviços públicos, dados geográficos e históricos sobre o município, educação financeira, ambiental, de trânsito, digital, direitos e deveres das crianças e adolescentes e cartilhas sobre a Constituição , Estatuto da Criança e do Adolescente e Código do Consumidor.
Também é possível encontrar telefones úteis em situações de ajuda, como Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia com a explicação de em quais situações estes contatos devem ou não ser acionados; e ainda notícias da cidade e games para o público infanto-juvenil.
“A ideia é que o Portalzinho tenha um amplo acesso, seja pelas informações diversas voltadas a crianças e adolescentes, ou como estratégica ferramenta para professores nas salas de aula por seu conteúdo rico que poderá contribuir com a formação cidadã das próximas gerações”, explicou o controlador-geral do município e idealizador do projeto, Luciano Souto.
O prefeito André Merlo disse que é um dever do gestor público criar oportunidades para fazer uma sociedade melhor. “Investir em espaços interativos e informativos, num processo educativo de crianças e adolescentes para destacar a importância da transparência na gestão pública, é investir numa educação transformadora, num grande legado para as próximas gerações”, afirma.
Ao lembrar que o lançamento do Portalzinho é uma ação da 4ª Semana Municipal Contra a Corrupção, Souto ressaltou que não se trata somente de um projeto de transparência voltado para crianças e adolescentes. “Nos dias atuais, termos cuidado especial com a preparação e o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes torna-se um desafio. Nesse sentido, mostrarmos a eles o caminho da lisura e da honestidade é extremamente importante, e se de alguma maneira a gestão pública pode atuar nesta perspectiva, é importante que o façamos, e temos trabalhado com o apoio irrestrito do prefeito André Merlo para que isso aconteça”.
Presente no lançamento do Portalzinho Valadares, o coordenador do curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale) e integrante do Conselho Municipal de Transparência, Amarildo Lourenço Costa, avaliou que o processo de transparência da gestão pública vivenciado pelo município de Valadares é “irreversível”. “Valadares dá passos muito seguros no sentido da transparência. Uma das falhas da democracia moderna é não preparar gerações para a convivência e o dissenso democrático. Então o Portalzinho Valadares, focado em crianças e adolescentes, é fundamental nesse processo formativo de uma geração que vai ter consciência da cidadania e da importância de sua participação para garantir a honestidade, moralidade e eficiência na Administração Pública”.
Também participaram do lançamento o vereador Jeferson Madureira; a coordenadora do Procon Regional, Carolinne Vianna; os secretários municipais de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Beatriz Pereira de Almeida, e de Comunicação e Mobilização Social, Hudson Ferreira; o chefe de Gabinete, Sebastião Siqueira; o ouvidor do município, Bosco Costa; e o conselheiro do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, Hélcio Armond.