Segundo a Prefeitura, a nova versão do Banco de Emprego apresenta uma interface mais ágil
GOVERNADOR VALADARES – A Prefeitura de Valadares anunciou nesta segunda-feira (18) uma atualização do Banco de Empregos. A proposta da política pública é ser uma ferramenta de intermediação entre quem procura e quem oferece vaga de emprego no município. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, a nova versão da plataforma apresenta uma interface mais ágil para o acesso do usuário. Outra informação é que a ferramenta permite, a partir de um cadastro, acompanhar um painel com as vagas de empregos disponíveis no município.
Sobre o Banco de Empregos
Desde 2019, o programa busca facilitar o contato entre empresas contratantes e profissionais que desejam uma oportunidade de trabalho. Neste caso, a Prefeitura atua como intermediária entre quem contrata e quem busca uma oportunidade de emprego. Isso acontece de duas formas: a primeira, é pela divulgação das vagas de empregos; e a segunda é na manutenção do banco de dados de currículos. Sendo assim, é possível direcionar para as empresas que desejam contratar determinado profissional.
“Primeiro o [Banco de Emprego] era manual, quando foi criado. As pessoas entregavam o currículo manualmente. Depois passou a ser feito via formulário. Então as pessoas se cadastraram e a gente fazia a filtragem dos candidatos e das vagas. Agora estamos lançando o site do Banco de Empregos, que vai deixar muito mais fácil, prático, automatizado. Então vai ter mais eficiência nesse compartilhamento de dados do nosso mercado de trabalho”, explicou Beatriz Pereira de Almeida, secretária de Desenvolvimento Social.
A expectativa de otimização na hora do recrutamento de novos funcionários também é compartilhada por Simone Dornelas, que é analista de RH (Recursos Humanos). Há aproximadamente um ano ela é responsável pelo processo de seleção de duas empresas em Valadares, uma do segmento de transporte e outra no comércio de gás de cozinha. E, desde novembro do ano passado, a empresa que ela trabalha utiliza o Banco de Empregos no processo de captação de novos funcionários. Com o anúncio da nova versão da plataforma, a analista acredita que a ferramenta ajudará ainda mais atingir um público mais distante.
“Acredito que com o site vai facilitar mais, porque a conexão vai ser direta. A gente vai cadastrar a vaga no site, o candidato que se interessar vai ver ali na hora e poderá se aplicar naquela vaga. Acredito que essa conexão vai ser mais efetiva”, disse Simone Dornelas.
Banco de Empregos em números
Em números, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, o painel do Banco de Empregos conta com 400 vagas disponíveis semanalmente. O programa também acumula a participação de mais de 600 empresas locais desde 2019. Em 2023, até o mês de setembro, mais de 7 mil pessoas já se cadastraram no Banco de Emprego. Além disso, o programa disponibilizou aproximadamente 6 mil vagas.
“A gente tem tido um resultado muito grande com isso, junto com os mutirões de emprego que a Prefeitura realiza. A gente tem tido um impacto forte no mercado de trabalho, esse banco está abrangendo hoje, desde vagas operacionais até as vagas mais qualificadas que a gente tem em Governador Valadares. As empresas parceiras têm divulgado com a gente. Já são mais de 600 empresas que utilizaram o Banco de Empregos e só no ano de 2023 mais de 7 mil pessoas se cadastraram lá. […] Com o lançamento do site a gente espera ter mais capacidade de abarcar essas vagas de trabalho e fazer esse match entre quem está procurando e quem está ofertando vagas, para melhorar a participação das pessoas no mercado de trabalho”, destacou Beatriz Almeida.
Passo a passo no Banco de Empregos
O novo Banco de Emprego está disponível no site da Prefeitura. Para acessar, basta ir até a aba “Bancos de Empregos”. Em seguida o usuário poderá fazer um cadastro, caso seja o primeiro acesso. Depois de digitar o login e a senha, a plataforma estará disponível tanto para oferecer quanto buscar vagas de emprego.