GOVERNADOR VALADARES – A Prefeitura de Governador Valadares iniciou uma obra importante voltada para a acessibilidade e modernização de sua sede administrativa. A intervenção, coordenada pela Secretaria Municipal de Administração, por meio do Departamento de Comunicação e Serviços Gerais, prevê a instalação de dois elevadores com capacidade para oito pessoas cada. O investimento total é de R$ 1,4 milhão, com conclusão prevista para meados do próximo ano.
Os novos elevadores serão instalados em uma estrutura externa ao prédio principal, construída em concreto e metal. As obras dessa estrutura já começaram e, de acordo com o prefeito Coronel Sandro, o prazo para conclusão é de até sete meses. “A Prefeitura é deficiente em acessibilidade para que as pessoas tenham acesso aos demais andares. Possui apenas um elevador com capacidade mínima para quatro pessoas e escadas”, afirmou o prefeito.
O diretor de Comunicação e Serviços Gerais, Thales Elias, destaca que a obra atende a uma demanda antiga. “Essa obra é muito importante porque vai minimizar os problemas de locomoção, de acessibilidade e dar mais conforto e qualidade de vida para os servidores e para a população que precisa do serviço do prédio da prefeitura”, ressaltou.
Além de ampliar a acessibilidade, os novos elevadores trarão mais tecnologia e segurança. Segundo o engenheiro civil Juan de Oliveira, os equipamentos terão dispositivos de resgate em caso de falta de energia e contarão com motores de tração lateral, o que facilitará a manutenção. “E como serão dois, quando alguém chamar em um andar, o elevador que estiver mais próximo vai atender, o que se paga diretamente no consumo energético do prédio”, explicou.
Outras melhorias também estão previstas para o prédio da Prefeitura. Haverá a troca dos extintores de incêndio e dos vidros das janelas, instalação de piso tátil para pessoas com deficiência visual e implantação de uma nova subestação de energia, equipada com gerador próprio.