Cadastrados nos CRAS em fevereiro e março devem apresentar documentos em dias, horários e locais determinados para receberem auxílio do “Recupera Minas”
Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), iniciará o processo para recebimento do auxílio do Programa “Recupera Minas”. A ação foi criada após força-tarefa do Estado para mapear danos causados pelas chuvas.
Nesta primeira etapa, a população atingida pelas enchentes e já cadastrada nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de janeiro a março de 2022 deve entregar a documentação (cópia do RG e CPF, bem como certidão de nascimento daqueles que vivem na mesma casa e foram cadastrados anteriormente no CRAS; comprovante de residência e dados bancários) de acordo com a data e horário de cada território.
Locais e horários
Os cadastrados no CRAS Santa Rita deverão apresentar os documentos nos dias 26 e 27 de abril (terça e quarta-feira), das 9 às 17 horas, no Santuário Santa Rita – que fica na avenida Washington Luiz, 2.579, no bairro Santa Rita.
Já os moradores dos bairros Jardim Alice, JK 1, 2 e 3, Vale Pastoril 1 e 2, Betel, Canaã e Nova JK deverão comparecer à Igreja Aprisco das Ovelhas (na rua Daniel Márcio Alves, 40, bairro Betel), nos dias 28 e 29 de abril, também das 9 às 17 horas.
Os moradores do território Nova Santa Rita devem levar a documentação no dia 7 de maio, das 9 às 17 horas, na Escola Helvécio Dahe (rua João Rosa, 107, também no Santa Rita).
A previsão é de que o pagamento seja feito a partir de setembro. O Governo de Minas destinou uma verba de R$ 1.200 para cada pessoa desabrigada ou desalojada e o valor será pago em parcela única. Além disso, o Ministério da Cidadania está doando uma cesta básica para os desabrigados ou desalojados pela enchente.
Para receber o recurso, as prefeituras assinaram o termo de aceite do plano e a verba será repassada do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) aos Fundos Municipais de Assistência Social (FMAS).