O Polo de Transformação Digital terá diversas ferramentas à disposição dos estudantes e ficará localizado na rua Peçanha, nº 984, Centro
Os alunos da rede municipal de ensino poderão contar, a partir deste mês, com um novo espaço para aprender. Principalmente no que diz respeito à tecnologia e inovação. A Prefeitura de Valadares informou que o Polo de Transformação Digital está nos últimos retoques e será inaugurado nesta quarta-feira (22), às 15h. A sede fica na rua Peçanha, nº 984, Centro.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o polo funcionará como um ambiente de imersão tecnológica. O propósito é capacitar os alunos e prepará-los para o mercado de trabalho. Para isso, os estudantes irão contar com equipamentos de última geração, além de oficinas e laboratórios modernos. O espaço faz parte do Projeto POD (Poder Digital), uma parceria entre a Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e do Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS).
Estrutura
O espaço possui cerca de 500m², estúdio de gravação, sala gamer, sala para oficinas e sala de simuladores virtuais (VROOM), banheiros (masculino, feminino e para pessoas com deficiência) , refeitório, sala de recreação, máquina de lanches, ar-condicionado e climatizadores. Além disso, os alunos terão acesso a cabines com conexão à internet, telão de LED para divulgação de informações e torneio de jogos eletrônicos.
Para o secretário municipal de Educação, José Geraldo Lemos Prata, esse é mais um passo do município rumo à consolidação como polo educacional. “A gestão do prefeito André Merlo tem investido no que acreditamos ser um fator transformador de pessoas e espaços: a educação. Por isso, a cada dia estamos avançando em novas oportunidades e tecnologias para que nossos alunos tenham a melhor formação e a capacidade de competir por igual com quer quem que seja no mercado de trabalho”, destaca.
Cursos de Capacitação
O projeto Poder Digital também ofertará os seguintes cursos:
- Informática Essencial;
- Noções Essenciais de Notícias;
- Inglês Instrumental de Programação;
- Áudio e Vídeo;
- E-Sports e Desenvolvimento de Jogos;
- Tecnologia de Longa Duração;
- Montagem e Manutenção de Computadores, Tablets e Celulares;
- Programação Web, Algoritmo, Estrutura de Dados e Linguagem de Programação, Desenho, Edição e Design Gráfico;
- Oficinas, Monitoria e Mentorias.
Dessa forma, poderão participar dos cursos alunos a partir do 6º ano das escolas municipais. Os níveis de ensino vão do básico ao avançado, com carga horária de 30 a 140 horas. O objetivo, por fim, é estimular habilidades como letramento digital, expressão linguística, matemática, raciocínio lógico, entre outras. Assim sendo, o aluno terá acesso aos cursos nas próprias escolas, por um portal EAD e, inclusive, no polo que será inaugurado.