Ele foi construído no bairro Turmalina e é o segundo ponto de entrega voluntária inaugurado em Valadares para reduzir o descarte incorreto de resíduos
Ao realizar pequenas reformas em casa, a população deve se atentar, não apenas para o local onde serão descartados os entulhos, mas também decidir se contratará algum serviço ou se dispensará o material por conta própria. Um dos locais mais adequados e ambientalmente corretos para isso são os Ecopontos. E agora, o bairro Turmalina ganha o seu primeiro Ecoponto, que será inaugurado nesta terça-feira (11), às 9h, no próprio ponto.
Além de resíduos de pequenas reformas, também podem ser entregues gratuitamente nos Ecopontos restos de madeiras, podas de árvores, recicláveis e lixo eletrônico. Cada morador pode entregar até um metro cúbico de resíduos por dia. Esse é o segundo dos 11 Ecopontos projetados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU).
O local onde foi construído já foi ponto de descartes irregulares constantes, e agora tais descartes poderão ser feitos de maneira adequada. Desta forma, problemas como a disseminação de insetos e pragas, poluição visual e contaminação da água e do solo poderão ser evitados.
O novo espaço conta com cinco caçambas para receber os resíduos e três baias para fazer a triagem dos materiais. O ponto do bairro Turmalina fica na rua Mogno, esquina com rua Doze, s/nº, ao lado do Instituto Nosso Lar. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e no sábado até as 12h.
Os Ecopontos estão disponíveis para moradores de qualquer região da cidade. A unidade do bairro Santos Dumont, a primeira a ser entregue pelo Município, funciona na rua Israel Pinheiro, em frente ao nº 668. Os horários e dias de atendimento são os mesmos do ponto do bairro Turmalina.