Prefeitura e UFJF se reúnem para discutir construção do câmpus em Valadares

Representantes da Prefeitura e do câmpus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniram para discutir soluções, para viabilizar a construção das instalações físicas do câmpus da universidade na cidade.

Conforme a Prefeitura, a universidade federal tem sido uma preocupação constante, da atual gestão, que tem se empenhado em promover um diálogo, na busca de soluções para as questões que envolvem a UFJF. Esse trabalho tem sido conduzido pelo secretário municipal de Fazenda, Jamir Calili, por designação do prefeito André Merlo (PSDB), juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento, Hílton Manoel Dias Ribeiro. Ambos os secretários são professores oriundos da UFJF.

Além dos secretários, participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), o reitor da UFJF, Marcus David, o vice-diretor do câmpus, Fábio Pieri, técnicos administrativos e professores. Na oportunidade, empreendedores foram ouvidos sobre a retomada da construção do câmpus, inclusive, a viabilidade de construção no terreno doado à universidade, e, até mesmo, a possibilidade de construção do câmpus em outras áreas do município. Também participaram da reunião investidores que têm interesse na construção das instalações físicas da UFJF.

Vale ressaltar que, até o momento, a solução seria a construção do câmpus da UFJF-GV em um terreno doado à universidade, com aproximadamente 1 milhão de metros quadrados, onde funcionava uma fazenda, a cerca de quatro quilômetros da região central. 

Panorama

Durante a reunião, os representantes da Prefeitura puderam colaborar com a universidade, dando um panorama das obras que estão sendo realizadas em Valadares e informando sobre o processo de urbanização da cidade, para que a reitoria possa tomar uma decisão estratégica sobre a construção do câmpus.

O secretário da Fazenda, Jamir Calili, explicou que o Município tem se empenhado para a viabilização da construção do câmpus na cidade. “As conversas com a reitoria têm sido bastante proveitosas, e estamos chegando cada vez mais próximos de resolver a questão das instalações físicas do câmpus”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento, Hílton Manoel Dias Ribeiro, reiterou que a reunião foi uma oportunidade para se pensar alternativas e colocar a Prefeitura à disposição da universidade, no intuito de colaborar com as articulações, que forem necessárias, para que essa situação se resolva em curto ou médio prazo.

“A Prefeitura não tem medido esforços para avançar nessa questão, para que realmente haja um câmpus instalado. Os próximos passos dependem da UFJF, do Governo Federal, além de questões legais, mas, enquanto Prefeitura, nos colocamos à disposição”, disse. (Informações da Prefeitura de Governador Valadares)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM