Em janeiro, a Prefeitura de Governador Valadares iniciou as obras de pavimentação e drenagem das ruas Dezoito e Trinta e Seis, na Ilha dos Araújos. Devido à enchente e às fortes chuvas que assolaram as regiões ribeirinhas, os trabalhos precisaram ser interrompidos para que o Município pudesse dar suporte aos bairros atingidos. Com a evolução da limpeza pela cidade, as obras nas duas ruas foram retomadas nesta quinta-feira (13).
A primeira etapa havia sido iniciada antes do período chuvoso na rua Dezoito, entre as ruas Quarenta e Trinta e Oito. À época, foi feita a remoção do pavimento de pedras, conhecidas como pé-de-moleque, serviço que será feito gradativamente nos outros quarteirões. No entanto, com a enchente, a lama que invadiu esse trecho se tornou muito mais trabalhosa para ser removida em relação às outras ruas.
Com a retomada dos trabalhos, na manhã de hoje, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) enviou seis caminhões e duas máquinas para a região, e a previsão é de que mais uma chegue nesta sexta-feira (14), para agilizar os trabalhos. Uma equipe do Saae também trabalha no local com a manutenção de ramais e redes de água. Posteriormente à limpeza, será feita a troca e o rebaixamento da rede.
Demanda antiga dos moradores dessas ruas, que sofrem principalmente em períodos de chuva, a obra tem o apoio do vereador Alessandro Ferraz e é custeada com emenda parlamentar do ex-deputado Caio Nárcio e verbas do Município. A previsão é de que todo o trabalho seja executado no prazo de 120 dias, caso não haja nenhuma interferência em função do período chuvoso ou outra eventualidade.
É importante lembrar que a Prefeitura continua com a limpeza das demais vias afetadas pela enchente, realizando remoção da lama, entulho e lavagem das ruas. Outras obras, como tapa-buracos, por exemplo, estão em andamento, dando sequência ao cronograma da SMOSU. (Informações da Prefeitura de Valadares)