A reunião contou com a presença de nove grupos beneficentes
Nesta terça-feira (7), véspera do Dia Internacional das Mulheres, a Prefeitura de Valadares promoveu o “Encontro com Mulheres Solidárias”. O evento prestou homenagem aos grupos de mulheres que dedicam seu tempo a ajudar os mais necessitados. A iniciativa foi da primeira-dama, Andreia Merlo. O momento foi de homenagem, divulgação e troca de experiências entre as entidades.
Estavam presentes representantes de nove grupos beneficentes: Clube de Mães Paróquia Nossa Senhora de Fátima; Associação de Damas de Caridade; Centro de Convivência São Tarcísio; Grupo Alinhadas; Grupo de Apoio e Prevenção Oncológica; Mulheres Escritoras da Academia Valadarense de Letras; Grupo de Apoio e Prevenção Oncológico (Gapon); Grupo de Mães do Vila Isa; e Juventude Acumulada.
Na ocasião, foram expostas amostras dos trabalhos de artesanatos desenvolvidos pelas entidades, como o calendário bordado feito pelo Grupo Alinhadas, que foi entregue ao prefeito André Merlo.
Relatos
Durante o encontro, um representante de cada entidade falou sobre o trabalho desempenhado pelo respectivo grupo. A centenária Anita Birro há 75 anos participa do trabalho pastoral na Catedral de Santo Antônio. “Faço parte do Terço nos Lares, assim como o prefeito e a Andreia Merlo. São 18 oratórios que percorrem a nossa cidade. As famílias depositam um valor no oratório e, ao final, encaminhamos para os vicentinos. Só no ano passado, arrecadamos R$ 6.800. A Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema Fraternidade e Fome, nos chama a atenção e nos convida a amparar os mais necessitados”, afirmou.
A vereadora Kátia do Betinho se sentiu tocada pelo trabalho dos grupos. “Depois de ouvir todas essas ‘jovens’, quero parabenizaá-las pelo trabalho tão lindo que muitas vezes a gente nem toma conhecimento que existe. Fico muito feliz e emocionada de ver tantas mulheres engajadas em ajudar os mais carentes”, disse.
Prefeito e primeira-dama participam do evento
A primeira-dama Andreia Merlo falou sobre o prazer em receber os grupos. “Fomos presenteados com o calendário bordado e queria dividir com vocês fazendo este momento. É um grande prazer receber aqui tanta gente boa e santa. Muita gente tem empatia pelo próximo, mas compaixão são vocês que têm porque vocês vão lá e fazem. Obrigada pela dedicação, delicadeza, acolhimento e compaixão com os mais necessitados”, agradeceu.
O prefeito André Merlo enumerou as ações do município em prol da população carente e destacou a importância dos grupos beneficentes. “Se nossa sociedade dependesse só do poder público seria pior. Muitas vezes o município arrecada e não consegue fazer em função da burocracia. Valadares é muito feliz por ter uma sociedade lastreada com pessoas comprometidas com a comunidade. Nossa sociedade é acolhedora. A gente chega na cidade e sente o aconchego do lar. A gente que vive aqui talvez não perceba, mas Valadares é diferente. Não só pelo calor de fora, mas pelo calor humano”, enfatizou.