[the_ad id="288653"]

Prefeitura de Valadares lança Projeto Drone Saúde para combater o Aedes aegypti

FOTO: Secom/Prefeitura

Tecnologia vai reforçar o enfrentamento à dengue, zika e chikungunya, mapeando focos do mosquito em áreas de difícil acesso

GOVERNADOR VALADARES – A Prefeitura de Governador Valadares lançou nesta quinta-feira (21) o Projeto Drone Saúde, iniciativa inédita que usará drones no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O evento de lançamento aconteceu na Praça das Capitanias, no bairro Morada do Vale.

O projeto foi possível graças à adesão do município à Resolução nº 10.332/2025 da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que autoriza o uso de drones para identificar e monitorar criadouros do mosquito em locais de difícil acesso.

FOTO: Secom/Prefeitura

Tecnologia e reforço no combate às arboviroses

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Marques Rogério, a adesão aguardada desde 2023 foi prioridade da atual gestão. “Essa adesão é mais um passo importante para proteger a saúde da população”, destacou.

O secretário de Saúde, Rodrigo Cunha, ressaltou que a tecnologia se soma à chegada de novos agentes de combate a endemias. “Os drones vão nos ajudar a identificar criadouros de mosquito de forma rápida e eficiente, fortalecendo a saúde pública e nossas ações de prevenção”, afirmou.

O prefeito Coronel Sandro parabenizou a Secretaria de Saúde e os agentes pelo empenho. “Estamos consolidando o compromisso de transformar a saúde pública em Governador Valadares. Essa ação mostra que a prevenção será cada vez mais eficaz”, disse.

FOTO: Secom/Prefeitura

Como funciona o Projeto Drone Saúde

Os drones farão o mapeamento de potenciais criadouros do mosquito e gerarão relatórios com os endereços. Em até sete dias, os agentes de endemias deverão vistoriar e eliminar os focos. Os dados serão enviados ao Governo de Minas Gerais para acompanhamento das ações.

Segundo o médico veterinário e coordenador do setor de arboviroses, José Batista, os drones vão facilitar o trabalho em locais de difícil acesso. “Se for constatado foco de mosquito, o drone pode retornar e aplicar larvicida diretamente no local. É uma medida moderna que trará grande eficiência”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM