Com adesão ao Minas Consciente, restrições ao comércio deverão seguir determinações estaduais
Na noite dessa quinta-feira (23), mais um decreto foi publicado pela Prefeitura de Governador Valadares. O Decreto nº 11.198 mantém as mesmas restrições ao comércio que já vigoravam em determinações anteriores, estendendo as medidas para o fim de semana dos dias 25 e 26 de julho.
Nesses dias, ficam liberadas para funcionar apenas as atividades consideradas essenciais, que incluem supermercados, açougues, peixarias, feiras livres, locais de vendas de hortifrutigranjeiros, padarias, lojas de produtos veterinários, óticas e outros. Nos dois dias também ficam proibidas as entregas e o sistema de drive thru para atividades não essenciais, exceto para os bares e restaurantes, que, apesar de terem de fechar as portas no fim de semana, podem fazer entregas.
Assim como nos decretos anteriores, o uso de máscaras faciais continua obrigatório em todos os espaços públicos da cidade, como ruas, avenidas e praças, e também no comércio. A desobediência à regra, além de trazer o risco de contaminação, pode acarretar em punições e multas, conforme o Código de Posturas e o Código Sanitário Municipal.
Adesão ao Minas Consciente
Na quarta-feira (22), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais deliberou que os municípios mineiros não podem divergir da legislação estadual em ações de enfrentamento à pandemia. Com isso, a cidade de Governador Valadares recebeu prazo até 31 de julho para aderir ao programa Minas Consciente e já confirmou a participação.
De acordo com a Prefeitura, no dia 29 de julho haverá uma atualização do Plano Minas Consciente, que determinará se Valadares poderá flexibilizar ou deverá tornar mais rígido o funcionamento do comércio.