Local recebeu o nome Dr. Dilermando Dias Miranda, uma homenagem ao médico que se tornou referência no município em amor e cuidado com o próximo
O Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (CRAEDI) Dr. Dilermando Dias Miranda foi inaugurado na manhã de ontem (3), em uma solenidade carregada de emoção. Assim, o prédio, que foi a antiga Escola João Paulo Pinheiro (João Linhares), agora é o maior Centro de Educação Inclusiva do Brasil, com 1.945 metros quadrados de área planejada e adaptada para receber seus alunos.
O novo CRAEDI é um marco para a educação municipal de Governador Valadares. “Ele é um legado do nosso governo que vai ficar, é marco para Valadares, e mais que isso, é uma forma de externarmos carinho e respeito a todos que estão matriculados na rede municipal, das crianças aos adultos, e que precisam deste serviço, do tratamento que aqui vão encontrar. E é tudo de ponta”, ressaltou o prefeito André Merlo (PSDB), que, ao final do seu discurso, agradeceu a Deus pela oportunidade de estar entregando este equipamento à população.
O CRAEDI é voltado para o atendimento educacional especializado – público com deficiências, altas habilidades e superdotação – da rede municipal. Ele conta com 24 salas climatizadas, laboratório de ciências, trocador infantil, inovateca, espaço com piso podotátil, totem de identificação em braile, assim como placas sinalizadoras, hidroterapia e playground inclusivo. E oferece atendimentos em fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e educação física. Futuramente, a sede vai contar com psicomotricidade – técnica que promove o desenvolvimento cognitivo e afetivo através da realização de movimentos organizados e integrados.
A estrutura é toda acessível, sem degraus; os equipamentos tecnológicos são de alto padrão; as piscinas são térmicas; e há mesas educacionais inclusivas. “É um zelo pelo futuro da educação, é realmente trabalhar pelo pleno desenvolvimento das nossas crianças. Sem dúvidas, recebemos hoje um grande presente”, comemorou o secretário de Educação, José Geraldo Prata.
Segundo a gerente nacional de vendas públicas da Positivo Tecnologia, Elianay Monte Carmelo, a parceria com a Prefeitura de Valadares vai levar a tecnologia das mesas educacionais inclusivas para todas as escolas do município. São 270 no total. “A mesma solução tecnológica a ser usada aqui na cidade é usada em 40 países. É certo que Valadares se torna pioneira em oferecer toda esta oportunidade de conhecimento e formação para estas crianças”, afirmou ela.
De acordo com Renato Werner Victor, Cônsul da Eslováquia, que também participou da inauguração, o espaço surpreendeu e pode ser considerado o maior Centro de Educação Inclusiva do Brasil. “Em minhas experiências mundo afora, conheci diversas escolas e hoje vejo que elas têm e muito o que aprender com Governador Valadares. Com este projeto inovador e inclusivo, a educação da cidade só tem a alcançar patamares nunca vistos”, garantiu.
A diretora do CRAEDI, Patrícia Cancilieri, lembrou que os alunos vão encontrar na nova sede todo suporte para desenvolver ainda mais suas habilidades, cada uma dentro das suas especificidades. E a ansiedade de começar a usar logo toda esta estrutura não é só das crianças. “A emoção de ver eles chegando e descobrindo o mundo de novidades que os esperam é muito grande. E tudo foi preparado com carinho”, disse.
Também participaram o presidente da Câmara Municipal, Regino Cruz (Podemos), e demais vereadores; autoridades diversas da sociedade civil, instituições de ensino, entidades de classe e poder público. “Estar aqui é mais uma oportunidade de reconhecer todo trabalho que tem sido executado pelo prefeito André Merlo em favor da nossa cidade. É trazer todos pra perto, é humanizar o atendimento à população”, destacou o deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB).
E olha que já tem gente na expectativa para aproveitar tudo o que foi preparado no CRAEDI. Mikaely de Jesus, de 10 anos, não vê a hora de explorar as novidades, principalmente a piscina com rampa para cadeirantes. “Eu tô muito feliz e muito animada pra entrar nela logo”, contou a menina. A tia, Neide de Jesus, que a acompanha, também estava contente com as novas possibilidades de aprendizado. “Achei tudo muito lindo e muito bom, e ainda é mais perto de casa”, comemorou.
Informações: Prefeitura de Valadares