Atualmente, quase 50 pacientes precisam deste atendimento especializado na cidade
Após três anos de espera, Governador Valadares foi habilitada pelo Ministério da Saúde, através da Portaria GM/MS n° 574, de 18 de março de 2022, como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). A partir de agora, os quase 50 pacientes oncológicos que precisam do serviço de hematologia poderão ser atendidos na cidade, no Hospital Bom Samaritano. Antes, o atendimento era realizado em Muriaé, através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), situação em que o paciente necessitava ser conduzido para outro município na companhia de um familiar para realização do tratamento.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, este é um importante passo que o município dá em prol da melhoria na qualidade de assistência ao paciente e numa melhor gestão dos recursos. O novo serviço será referência em hematologia oncológica para aproximadamente 700 mil habitantes pertencentes à macro leste, trazendo mais celeridade, conforto e comodidade aos pacientes que antes percorriam longas distâncias para tratamento.
De acordo com dados do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria (DCAA), cada paciente enviado a Muriaé custa ao Município aproximadamente R$ 510,00 (quinhentos e dez reais) a cada viagem realizada. “O empenho da gestão em conseguir a habilitação deste serviço foi muito grande, foram várias discussões com o Estado e com o Ministério da Saúde, e com total apoio do Cosems conseguimos esta vitória. Conhecemos a importância desta atenção especializada ser feita aqui para os pacientes que já estão debilitados e com uma doença tão devastadora, além de quanto isso onerava os cofres públicos. É um benefício grande para nossos pacientes e também para a cidade”, ressaltou Caroline.
Com informações da Prefeitura Municipal de Governador Valadares