A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Subsecretaria Municipal de Cultura, procedeu a assinatura de Termo de Comodato de 56 instrumentos musicais para a tradicional banda de música da cidade. O encontro foi realizado na noite de quinta-feira (2/6), em solenidade na sede da Corporação Musical Santa Cecília.
A Corporação Musical Santa Cecília, fundada em 1950, é uma organização da sociedade civil (OSC), sem fins lucrativos e com a finalidade de contribuir para a difusão das práticas musicais, por meio do ensino e manuseio de sopro e de percussão. A entidade foi inventariada em 2004 junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e obteve o registro de Patrimônio Imaterial de Timóteo, mediante aprovação por unanimidade no Conselho Municipal do Patrimônio de Timóteo, em 2019. Este registro é o marco legal para garantir a proteção, continuidade e recriação da banda de música, relacionado à arte e memória cultural.
A proteção, junto às políticas públicas, do patrimônio é prioridade baseada nas garantias fundamentais do direito à cultura. A Corporação Musical Santa Cecília foi a primeira entidade local a receber esse reconhecimento público e a possuir a distinta titulação.
A solenidade
O prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, esteve na solenidade e destacou que a assinatura do Termo de Comodato não é apenas um ato simbólico, mas a formalização de instrumento complementar ao Termo de Fomento, celebrado entre a Prefeitura e a Corporação. O objetivo do Termo de Fomento é garantir o apoio da Administração Municipal na difusão da cultura musical e atividades artísticas, por meio da parceria com a banda.
Já para o vice-prefeito de Timóteo, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, a entrega dos 56 instrumentos musicais que serão utilizados nas atividades da Corporação representa a oportunidade de ampliação do alcance das ações compartilhadas entre a Administração Municipal e a Corporação. Além disso, representa o cumprimento do Plano de Salvaguarda e proteção da identidade e tradição da banda de música.
Além do anfitrião da noite, o Maestro Rosendo, que é presidente da Corporação, ainda participaram da solenidade o deputado Federal e vice-presidente da Câmara Federal, Lincoln Portela, o vereador Wladimir Lana “Careca”, a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Lessa, e o secretário municipal de Governo e Comunicação, Ângelo Ribeiro.