Prefeitura de Santana do Manhuaçu lança campanha para o descarte adequado de pilhas

A Prefeitura de Santana do Manhuaçu, por meio da Secretaria do Meio Ambiente lança campanha para o descarte adequado de pilhas e baterias contínua. Foram instalados pontos de entrega voluntária fixos nos PSFs, nas escolas municipais, na Prefeitura Municipal e no setor da EMATER.

O descarte inadequado de pilhas ainda é uma realidade em nossa sociedade, e ações como essa, estimulando a conscientização da população e criando alternativas adequadas para a destinação, colaboram com o desenvolvimento sustentável do município.

As pilhas e baterias, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d’água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar.

Devido aos seus componentes tóxicos, as pilhas podem também afetar a qualidade do produto obtido na compostagem de lixo orgânico. Além disso, sua queima em incineradores não consiste em uma boa prática, pois seus resíduos tóxicos permanecem nas cinzas e parte deles pode volatilizar, contaminando a atmosfera.

“O descarte correto de pilhas e baterias é de grande importância na gestão correta de resíduos, pois possuem substâncias que têm uma alta toxicidade, tendo assim um elevado potencial de agressão ao meio ambiente. O descarte desses materiais no lixo comum pode causar uma série de contaminações e estas, por sua vez, podem causar doenças graves na população”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Marquinho. Informações: Prefeitura de Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM