Durante trabalhos de prevenção e combate à leishmaniose, a Prefeitura Municipal de Imbé de Minas – por meio do setor de Epidemiologia – realizou testes rápidos em animais do município. De acordo com o departamento de Saúde, as coletas resultaram em diagnósticos negativos.
Entretanto, a maior preocupação da equipe era com um cachorro em situação de rua que circula pela cidade, mas o teste dele também não apresentou reagentes para a zoonose. O setor de Epidemiologia executou esta ação após pedidos da própria comunidade nas redes sociais relacionados à saúde dos animais.
Casos de leishmaniose no município
Desde o início do ano, o setor de Epidemiologia realizou 22 testes em animais. Destes, apenas 2 animais testaram positivo para leishmaniose. Então a equipe realizou a contraprova e aguarda o resultado. Mediante o exame, serão repassadas as devidas orientações para os donos dos animais.
Sobre a doença
A leishmaniose é uma das enfermidades que mais afetam os cães e pode ser transmitida para os seres humanos. Esta doença ocorre quando o inseto pica um animal doente e depois lesiona uma pessoa saudável. Os sintomas são: febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia.
Para mais informações sobre os trabalhos do departamento de Epidemiologia no município, acompanhe as redes oficiais da Prefeitura de Imbé de Minas.