Nesta semana a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Assistência Social, apresentou plano de ação de combate ao trabalho infantil. Segundo o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), Coronel Fabriciano notificou aumento de 100% nos casos de trabalhos na rua.
Devido aos impactos sociais e econômicos da pandemia, muitas crianças correm o risco de ser obrigadas a trabalhar. De acordo com relatórios dos portais governamentais oficiais, pela primeira vez em 20 anos aumentou significativamente o número de crianças de 5 a 11 anos em situação de trabalho infantil.
Para a secretária Letícia Godinho, a medida é urgente, uma vez que, com a pandemia, o jargão “criança precisa trabalhar” voltou intensamente.
A Prefeitura apresentou em audiência pública na Câmara dos Vereadores, nessa terça-feira (8), um documento que propõe ações integradas de proteção social em curto, médio e longo prazo. A palestra foi conduzida pelo promotor de Justiça Dr. Marco Aurélio Romeiro Alves Moreira, coordenador da CREDCA-Vale do Rio Doce, com grande participação da sociedade civil organizada e autoridades.
As próximas ações da Prefeitura são implementar projetos pedagógicos do CREAS na escola com o tema trabalho infantil, identificar através dos registros de acompanhamento escolar causas de infrequência relacionadas a crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, promover ciclo de oficinas visando informar e esclarecer as famílias sobre as consequências do trabalho precoce, entre outros. Informações: Prefeitura de Coronel Fabriciano